prefeitura-do-recife-retoma-ao-estagio-de-atencao-e-amplia-para-10-abrigos-temporarios

Prefeitura do Recife retoma ao estágio de atenção e amplia para 10 abrigos temporários

 Prefeito João Campos visitou obras de contenção no Córrego do Jenipapo e o CSU Bidu Krause. Nas últimas 24h, foram registradas chuvas que chegaram a 122,68 mm

O Centro de Operações do Recife informa que, com a melhora das condições meteorológicas e de rotina da cidade, o município entrou em Estágio de Atenção às 17h49 desta quarta (24). A rotina da população ainda pode ser impactada e há alteração perceptível na rotina urbana, causada por fatores climáticos. A previsão do tempo para as próximas 24h é de chuvas moderadas, entre 30mm e 50mm. As equipes municipais estão mobilizadas e monitorando a situação.

Os serviços municipais que haviam sido suspensos deverão voltar ao normal nesta quinta-feira (25): escolas, Procon Recife, Agências de Emprego, Escolas Profissionalizantes, Salas do Empreendedor, atendimento ao contribuinte do edifício-sede da Prefeitura do Recife e equipamentos culturais. 

A Prefeitura do Recife abriu mais cinco abrigos temporários para famílias que tenham necessidade de acolhimento devido às chuvas que atingem a cidade. Ao total, são dez abrigos temporários com capacidade para receber 910 pessoas que funcionam em escolas, centros sociais e instituições religiosas onde a população pode contar com suporte para dormir como colchões e roupa de cama, além de kits de higiene e limpeza e refeições. A acolhida é feita mediante encaminhamentos da Secretaria Executiva de Defesa Civil (Sedec) ou por demanda espontânea de famílias atingidas por alagamentos em situação de emergência. Confira os locais:

CSU Bidu Krause – Avenida 11 de agosto SN – Totó 

Escola Paulo Sexto VI – Rua Guaíra, 200, Linha do Tiro

Escola Municipal de Água Fria – Rua dos Craveiros, 500 – Campina do Barreto

Escola Diná de Oliveira – Rua São Mateus, s/n, Iputinga

Escola Célia Arraes – Rua José Noya, 117, Várzea

Igreja Batista Nacional de Coqueiral – Rua Coripós, 91, Coqueiral

Igreja Batista em Coqueiral – Rua Alcântara, 176

Escola Municipal Jardim Monte Verde – Av. Chapada do Araripe, 223 – Cohab

Escola Municipal Florestan Fernandes – Rua Rio Paranaíba, 541 – Ibura

Escola Municipal Jardim Uchoa – Rua Argemiro Galvão, 94 – Areias

VISITA – Na manhã desta quarta-feira (24), depois do Recife entrar em estágio de Alerta Máximo com o acumulado de chuvas que chegou a quase 120mm em 24h, o prefeito João Campos realizou uma vistoria nas obras de contenção de encosta da Rua Córrego do Fernandinho no bairro Córrego do Jenipapo, Zona Norte do Recife. O serviço está recebendo um investimento de R$ 730 mil. Em seguida, o gestor municipal visitou o CSU Bidu Krause, um dos abrigos abertos pela Prefeitura com o objetivo de acolher famílias que precisarem deixar suas casas provisoriamente.

“A gente está acompanhando as obras que a Prefeitura do Recife está realizando. São mais de 65 grandes obras simultâneas de proteção de encosta como esta. A gente priorizou a construção de muros de arrimo e isso começou antes do período de chuvas para garantir que, quando viesse as chuvas, a maior parte dos muros de arrimo já estariam prontos, como é o caso daqui que o muro de arrimo já está pronto. E a parte de tela, a parte de cima, está sendo feita”, explicou João Campos. “Desde ontem a noite, nós ativamos o estado de alerta máximo do nosso COP, o Centro de Operações do Recife, soltamos os avisos ainda durante a madrugada, hoje pela manhã tivemos a primeira reunião com toda a equipe operacional na Prefeitura e agora eu estou acompanhando as ações da Prefeitura”, acrescentou.

A intervenção do Córrego do Jenipapo foi iniciada em setembro do ano passado e será concluída no próximo mês de junho. São muros de arrimo e telas argamassadas que vão proteger pelo menos 16 famílias na localidade.

A segunda visita do prefeito João Campos, na manhã desta quarta-feira, foi ao CSU Bidu Krause, localizado na Avenida 11 de agosto, S/N, no Totó. O local já tem uma estrutura montada para abrigar 82 pessoas, e mais 18 camas ainda podem ser montadas no local, totalizando 100 vagas. Além das camas, colchões e lençóis, cada abrigo disponibilizado pela Prefeitura conta com kits de higiene e de limpeza para os abrigados.

BALANÇO – Nas últimas 24h, foram registradas chuvas que chegaram a 122,68 mm na estação pluviométrica do Ibura, o equivalente a 37% da média histórica do mês de maio, que é de 328,90mm. A Defesa Civil recebeu 437 chamados da população, principalmente referentes a pedidos de vistorias e solicitação de lonas.

A Defesa Civil do Recife mantém um plantão permanente, podendo ser acionada pelo telefone 0800.081.3400. A ligação é gratuita e o atendimento 24h. A orientação é que os moradores das áreas de risco fiquem atentos e acionem o órgão em caso de necessidade. A população deve ficar atenta aos canais digitais da Prefeitura do Recife, que estarão sempre atualizados sobre a situação.

A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) registrou 25 ocorrências com árvores, sem gravidade. Destas, 23 já foram resolvidas e 2 estão com a equipe a caminho. A Emlurb usou carros equipados com jato de sucção para percorrer as vias públicas que apresentaram acúmulo de água, desobstruindo galerias e canaletas da rede de drenagem de águas pluviais.

About Redação

Veja também

Rosana Melo consolida sua trajetória como um dos principais nomes do mercado imobiliário recifense em 2025

Com mais de 25 anos de atuação, a corretora Rosana Melo @rosanamelocorretora se destaca como …