Durante o “GT Primeira Infância: o Brasil Aprendendo com o Brasil”, nesta sexta-feira (17), prefeito João Campos ressaltou a criação de novas vagas em creches e o CRIAR
Para reconhecer e valorizar algumas das mais efetivas experiências brasileiras nas políticas para crianças de até seis anos, o Recife foi palco, nesta sexta-feira (17), do “GT Primeira Infância: o Brasil Aprendendo com o Brasil” num hotel em Boa Viagem, no Recife, realizado no Mar Hotel, em Boa viagem. A iniciativa faz parte das ações do Grupo de Trabalho sobre o tema constituído a partir do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social e Sustentável, conhecido como “Conselhão”, vinculado ao governo federal. O prefeito do Recife, João Campos, participou do evento que contou com a presença dos ministros da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
“A gente apresentou aqui diversas iniciativas, destaco o CRIAR, que é o Centro de Referência da Primeira Infância. É um equipamento concebido no Recife, onde é feita toda uma formação para a primeira infância. As creches do território utilizam esses equipamentos, os instrutores acompanham pais, responsáveis, familiares, para poder não só trabalhar na área da educação, mas todo o estímulo na primeira infância. Além disso, tem um espaço Mãe Coruja dentro de cada centro. O primeiro já está inaugurado e a gente vai fazer um em cada RPA da cidade para garantir que cada território tenha proteção”, explicou João Campos.
O gestor municipal também deu detalhes sobre a ampliação de vagas em creches. “O principal desafio que a gente encontrou desde o início e que é uma prioridade nossa, é a expansão de vagas em creches. A gente tem um plano de duplicar o número de vagas em quatro anos. Do dia da posse até o dia de hoje, já foram 4.500 vagas abertas em creches, isso representa uma expansão de 70%, e a gente vai bater os 100% de expansão até o próximo ano. Não é razoável que uma cidade como Recife não tenha vagas para todas as crianças. Então enquanto não tiver vaga para todas, haverá trabalho e haverá expansão da nossa rede”.
De acordo com o ministro Alexandre Padilha, a integração de políticas é a chave para os avanços direcionados para a primeira infância. “Um dos motivos de estarmos aqui no Recife é porque o Governo Federal pode aprender muito com as experiências daqui. No passado, levamos a ideia do Mãe Coruja para o Ministério da Saúde. E a principal mensagem do Conselhão é a integração de políticas nas áreas da educação, saúde, cultura, estímulo ao esporte e lazer, estímulo à conquista de renda das famílias que têm crianças na primeira infância”, comentou ele.
Já a presidente-executiva do Todos Pela Educação, Priscila Cruz, reforçou a importância do desenvolvimento de políticas voltadas para a primeira infância, de forma interfederativa. “Se a gente faz uma política nacional integrada, voltada para a primeira infância, a gente também atua no antirracismo, cuidado com a mulher, cultura, esporte, a gente aprende a fazer tudo isso como País. Um outro ponto importante é a realização de um trabalho efetivo interfederativo nisso, porque trabalhar para a criança e chegar lá na ponta para a criança, que mais precisa, é trabalhar a união dos estados e municípios. Então, se a gente aprende a fazer isso com a política nacional integrada para a primeira infância, a gente muda também a cara de outras políticas”, explicou ela.
GT PRIMEIRA INFÂNCIA – O grupo foi lançado em agosto, no Palácio do Planalto, com a presença de ministros e do vice-presidente Geraldo Alckmin. A duração dos trabalhos é de 180 dias. Além de contribuir com subsídios técnicos para a construção de uma política nacional, o GT Primeira Infância tem como objetivo sensibilizar gestores públicos municipais e estaduais para a urgência de se avançar na agenda em escala nacional. Sob gestão do Conselhão, o grupo faz parte das iniciativas da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República. A escolha de Recife como sede do seminário desta sexta-feira ocorreu em virtude do sucesso da cidade em políticas e programas sociais dentro da temática.
Você precisa fazer login para comentar.