Revitalização integra as ações de urbanismo tático promovidas pela CTTU, que incluíram ordenamento do trânsito, inclusão da faixa de pedestres e requalificação da ciclofaixa no local. (Foto: Uenni/PCR)
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Inovação Urbana (Seiurb), realizou a recuperação e pintura de 192m do passeio público da Praça Miguel Cervantes, no bairro da Ilha do Leite. A revitalização integra as ações de urbanismo tático promovidas pela Autarquia de Trânsito e Transporte (CTTU), que incluíram o ordenamento do trânsito, inclusão da faixa de pedestres e requalificação da ciclofaixa no local.
A lógica de pensar espaços públicos na cidade através do urbanismo tático é importante para promover o direito à cidade. “Já atuamos na Rua das Oficinas, em Brasília Teimosa; no Burity, bairro da Macaxeira; na Praça de Jardim Monte Verde; e no Largo Dom Luiz, no Morro da Conceição. Em todas as ações realizadas em parceria com a CTTU, incluímos a participação cidadã na tomada de decisões. Fazemos várias reuniões até encontrarmos uma solução melhor para a população”, conta a gerente geral de Intervenções Urbanas da Seiurb, Flaviana Gomes.
A metodologia também inclui a volta da Prefeitura do Recife para escuta da população. É o caso do projeto de urbanismo tático implantado em dezembro de 2021, na comunidade de Jardim Monte Verde, no bairro da Cohab, periferia da Zona Sul da cidade. Nesta quarta (01), a partir das 15h, equipes da CTTU e da Secretaria Executiva de Inovação Urbana estarão no local para aplicação de questionário com perguntas sobre segurança, iluminação, conforto, limpeza e atrativos para as crianças.
Em Jardim Monte Verde, foi feito o ordenamento do trânsito para garantir mais segurança viária aos pedestres com uso de urbanismo tático, que trouxe a humanização do espaço público com mobiliário urbano – como bancos e plantas. A Ladeira Monte Guararapes e as Avenidas Chapada do Araripe e Serra da Mantiqueira foram contempladas com a criação de áreas de pedestres e a implantação de uma área compartilhada entre pedestres e veículos, com velocidade máxima de 20 km/h.
SEGURANÇA VIÁRIA – Em 2019, a região da Ilha do Leite teve a velocidade máxima regulamentada para 30 km/h, devido ao grande número de pedestres, especialmente crianças e idosos. A intervenção resultou na redução de 75% dos sinistros de trânsito com vítimas após a implantação. Agora, o projeto vai ampliar a sinalização para ordenamento do trânsito e induzir ainda mais à velocidade adequada da via para proporcionar mais segurança viária.
“Essa é uma área que reúne pessoas idosas, com deficiência ou mobilidade reduzida e, ainda, crianças, porque a Ilha do Leite é um grande pólo médico e concentra muitas áreas escolares. Então voltamos aqui para aumentar ainda mais a segurança viária com a presença forte da sinalização. Estamos profundamente felizes com o resultado da Zona 30 em reduzir 75% das vítimas feridas nessa área e isso se dá com o apoio da população, que obedece à sinalização implantada. Mas queremos, agora, zerar o índice de sinistros com vítimas e por isso voltamos para melhorar ainda mais as condições de segurança viária nesse local”, explica a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.