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Prefeitura do Recife recupera 192m de calçada na Praça Miguel Cervantes

Revitalização integra as ações de urbanismo tático promovidas pela CTTU, que incluíram ordenamento do trânsito, inclusão da faixa de pedestres e requalificação da ciclofaixa no local. (Foto: Uenni/PCR)

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Inovação Urbana (Seiurb), realizou a recuperação e pintura de 192m do passeio público da Praça Miguel Cervantes, no bairro da Ilha do Leite. A revitalização integra as ações de urbanismo tático promovidas pela Autarquia de Trânsito e Transporte (CTTU), que incluíram o ordenamento do trânsito, inclusão da faixa de pedestres e requalificação da ciclofaixa no local.

A lógica de pensar espaços públicos na cidade através do urbanismo tático é importante para promover o direito à cidade. “Já atuamos na Rua das Oficinas, em Brasília Teimosa; no Burity, bairro da Macaxeira; na Praça de Jardim Monte Verde; e no Largo Dom Luiz, no Morro da Conceição. Em todas as ações realizadas em parceria com a CTTU, incluímos a participação cidadã na tomada de decisões. Fazemos várias reuniões até encontrarmos uma solução melhor para a população”, conta a gerente geral de Intervenções Urbanas da Seiurb, Flaviana Gomes. 

A metodologia também inclui a volta da Prefeitura do Recife para escuta da população. É o caso do projeto de urbanismo tático implantado em dezembro de 2021, na comunidade de Jardim Monte Verde, no bairro da Cohab, periferia da Zona Sul da cidade. Nesta quarta (01), a partir das 15h, equipes da CTTU e da Secretaria Executiva de Inovação Urbana estarão no local para aplicação de questionário com perguntas sobre segurança, iluminação, conforto, limpeza e atrativos para as crianças.

Em Jardim Monte Verde, foi feito o ordenamento do trânsito para garantir mais segurança viária aos pedestres com uso de urbanismo tático, que trouxe a humanização do espaço público com mobiliário urbano – como bancos e plantas. A Ladeira Monte Guararapes e as Avenidas Chapada do Araripe e Serra da Mantiqueira foram contempladas com a criação de áreas de pedestres e a implantação de uma área compartilhada entre pedestres e veículos, com velocidade máxima de 20 km/h. 

SEGURANÇA VIÁRIA – Em 2019, a região da Ilha do Leite teve a velocidade máxima regulamentada para 30 km/h, devido ao grande número de pedestres, especialmente crianças e idosos. A intervenção resultou na redução de 75% dos sinistros de trânsito com vítimas após a implantação. Agora, o projeto vai ampliar a sinalização para ordenamento do trânsito e induzir ainda mais à velocidade adequada da via para proporcionar mais segurança viária.

“Essa é uma área que reúne pessoas idosas, com deficiência ou mobilidade reduzida e, ainda, crianças, porque a Ilha do Leite é um grande pólo médico e concentra muitas áreas escolares. Então voltamos aqui para aumentar ainda mais a segurança viária com a presença forte da sinalização. Estamos profundamente felizes com o resultado da Zona 30 em reduzir 75% das vítimas feridas nessa área e isso se dá com o apoio da população, que obedece à sinalização implantada. Mas queremos, agora, zerar o índice de sinistros com vítimas e por isso voltamos para melhorar ainda mais as condições de segurança viária nesse local”, explica a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.

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