prefeitura-do-recife-realiza-primeira-edicao-do-conexao-embarque

Prefeitura do Recife realiza primeira edição do Conexão Embarque

Programação, no Mirante do Paço, bairro do Recife, contou com painéis sobre tecnologia contemporânea e desenvolvimento de carreira (Foto: Edson Holanda)

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com o Porto Digital, realizou, nesta segunda-feira (1), no Mirante do Paço, no bairro do Recife, a primeira edição do Conexão Embarque. O encontro teve como eixo central proporcionar um ambiente de aprendizagem, inspiração e debate para o desenvolvimento profissional dos participantes. A conferência reuniu especialistas em tecnologia contemporânea e desenvolvimento de carreira para compartilhar suas experiências com os estudantes do Programa Embarque Digital. 

“O Embarque Digital é a maior política pública brasileira de uma cidade, que oferece formação em nível superior voltada para a área da tecnologia. O objetivo é gerar oportunidade para as pessoas que nasceram no município e que aqui estudaram para que possam continuar trabalhando e se desenvolvendo na sua própria cidade. Queremos que o Recife cresça junto com as pessoas e, com oportunidades, a gente consegue isso, sobretudo, com a educação. Desde que foi criado, o Embarque é um sucesso. Temos um número grande de alunos e uma concorrência cada vez maior. Um número de permanência e empregabilidade crescentes. Nesse sentido, o Embarque tem uma capacidade extraordinária de transformar vidas, não só de uma pessoa, mas de uma família, de uma comunidade”, ressaltou o prefeito do Recife, João Campos, durante participação no evento. 

A programação contou com dois momentos de contextualização sobre mercado de tecnologia e inovação, além de uma discussão sobre carreiras e desenvolvimento, através dos painéis “Um embarque para o futuro” e “O poder da diversidade”.  

O Programa – O Embarque Digital é um programa de formação em ensino superior, destinado apenas a estudantes egressos de escolas públicas, e tem uma política de cotas de 50% das vagas para estudantes negros e pardos. O Embarque vem alcançando grande impacto de geração de mão de obra qualificada para o setor de tecnologia e inovação e geração de oportunidades para os jovens recifenses, além de um grande impacto social, já que cerca de 80% dos estudantes possuem renda familiar de até três salários mínimos, valor abaixo do salário inicial do setor de tecnologia e inovação.

Com investimentos de R$ 30 milhões e a oferta de duas mil vagas até o final de 2024, o Programa Embarque Digital conta com cerca de 1750 estudantes para este início de ano letivo, distribuídos, atualmente, em cinco instituições de ensino superior parceiras: Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau); Centro Universitário Tiradentes (Unit Pernambuco); Faculdade Imaculada Conceição do Recife (FICR); Faculdade Senac; e Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). As mensalidades nas instituições de ensino superior e todo o investimento do programa são integralmente da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Municipal de Educação, tendo como parceiro técnico e de gestão o Porto Digital.

About Redação

Veja também

prefeitura-do-recife-lanca-edital-do-primeiro-concurso-publico-do-brasil-para-secretaria-da-mulher

Prefeitura do Recife lança edital do primeiro concurso público do Brasil para Secretaria da Mulher

Certame será em três etapas. Resultado final deve ser divulgado no dia 5 de novembro. …