Iniciativa acontece no Centro Médico Ermírio de Moraes, em Casa Forte, a partir das 7h30. O foco é zerar a fila do Sistema de Regulação
O Teste do Reflexo Vermelho (TRV), também conhecido como teste do olhinho, é um exame que ajuda a diagnosticar diferentes problemas oftalmológicos nas crianças. Um procedimento rápido e indolor que, nesta quinta-feira (13), Dia Mundial da Visão, será realizado pela Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife, em formato de mutirão. A iniciativa acontece no Centro Médico Ermírio de Moraes, em Casa Forte, a partir das 7h30, e tem como foco zerar a fila de usuários no Sistema de Regulação que precisam fazer o exame.
Terão acesso ao exame todos os 528 recifenses com menos de um ano que, atualmente, estão na fila do Sistema de Regulação aguardando a realização do teste do olhinho. Os profissionais da Secretaria de Saúde municipal entraram em contato com todos os responsáveis pelas crianças para passar as informações sobre o mutirão. Como o foco é zerar a fila, os atendimentos irão começar às 7h30 e seguirão até finalizar todos os pacientes.
“Essa iniciativa irá auxiliar no diagnóstico de diversas enfermidades oftalmológicas, como catarata congênita, glaucoma congênito, retinoblastoma, obstrução do canal lacrimal, dentre outras. Quando há o diagnóstico precoce, é possível realizar o tratamento de forma imediata para melhores resultados do paciente”, detalha a médica oftalmologista da rede municipal, Bárbara Freire.
Mutirão do teste do olhinho
Local: Centro Médico Ermírio de Moraes – Av. Dezessete de Agosto, 2388, Casa Forte
Horário: a partir das 7h30
Ação destinada aos pacientes da fila de regulação