Prefeitura do Recife realiza formação da 5ª turma do curso para cuidadores de pessoas idosas

prefeitura-do-recife-realiza-formacao-da-5a-turma-do-curso-para-cuidadores-de-pessoas-idosas

Participantes tiveram a oportunidade de desenvolver competências que podem ajudar na prática de atividades relacionadas com o cuidado da pessoa idosa (Fotos: Daniel Tavares/PCR)

A Prefeitura do Recife, através da  Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, entregaram nesta sexta-feira(15) os certificados aos participantes da 5ª turma do curso gratuito de Formação para Cuidadores e Cuidadoras de Pessoas Idosas. 

Os participantes,entre 18 e 65 anos, tiveram a  oportunidade de desenvolver  competências que podem ajudar na prática de atividades relacionadas com o cuidado da pessoa idosa com qualidade, responsabilidade e mais segurança.  O conteúdo programático consistiu em envelhecimento humano, saúde do idoso, alimentação, comunicação, lazer, noções de primeiros socorros, principais doenças decorrentes do envelhecimento, espiritualidade e religião, higiene, qualidade de vida, saúde do cuidador, postura profissional, legislação trabalhista, Estatuto do Idoso e política e legislações voltadas para garantia e promoção dos direitos da pessoa idosa. 

Cacilda Medeiros, gerente da Pessoa Idosa, ressalta que ao oferecer esses cursos a Prefeitura do Recife contribui para o desenvolvimento das competências e habilidades desse profissional que deseja cuidar de pessoas idosas. Desde que o curso passou a ser oferecido, no segundo semestre de 2019, mais de 100 pessoas já foram qualificadas .”É o tipo de demanda cada vez mais frequente nas famílias  que necessitam contratar o profissional ou recorrer a familiares para desempenhar o papel de cuidador informal”, destacou.

Receberam certificados 24 pessoas, sendo 20 mulheres e  quatro homens. Isabela Gomes está entre os alunos da formação e destaca que gostou muito do que aprendeu. “Já tenho outros cursos na área de saúde e fiz esse de cuidador de idoso para somar ao conhecimento que já adquiri e assim posso prestar um melhor atendimento ao próximo”, disse ela 

As aulas foram realizadas de forma presencial, nos dias 4 a 8 de outubro e encerraram no último dia 13 de outubro, no Sesc de Casa Amarela e  a capacitação teve como instrutora a psicóloga e especialista em gerontologia e na formação de cuidadores, Auxiliadora França.