prefeitura-do-recife-realiza-capacitacao-para-servidores-sobre-a-lei-geral-de-protecao-de-dados-do-brasil

Prefeitura do Recife realiza capacitação para servidores sobre a Lei Geral de Proteção de Dados do Brasil

O curso online começou nesta terça-feira (05) e segue até o dia 28 de julho (Foto: Iggor Gomes/PCR)

A Controladoria-Geral do Município (CGM) está realizando um curso para capacitar os servidores que foram designados como encarregados de proteção de dados nas unidades gestoras da Prefeitura do Recife. O objetivo é que eles entendam, de forma rápida e acessível, a aplicação prática da Política Municipal de Proteção de Dados que foi editada em consonância com as diretrizes básicas expostas na Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD do Brasil. O curso online começou nesta terça-feira(5) e segue até o dia 28 de julho, com duração de 20 horas. O controlador-geral do Município, Ricardo Dantas, fez a abertura do evento.

De acordo com Ricardo Dantas, a LGPD mesmo em vigor desde agosto de 2020, só encontrou espaço para sua difusão após a Pandemia do Covid-19 ser arrefecida em 2022. Neste ano a cultura de proteção de dados vem ganhando força tanto na iniciativa privada quanto no setor público, e no município do Recife não poderia ser diferente. O Recife partiu na frente e a gestão atual criou a Política Municipal de Proteção de Dados, por meio do Decreto nº 35.583/2022.

O momento é o de difundir junto a todos os servidores públicos os conceitos, legislação pertinente, processos e estrutura de proteção de dados. “Já temos uma Política Municipal de Proteção de Dados que foi construída em consonância com a LGPD, uma legislação moderna que visa garantir que os dados dos recifenses estarão protegidos com a devida privacidade que a legislação determina”, destacou o controlador.  

O curso está sendo ministrado pelo Gestor Governamental de Controle Interno da CGM, Adriano Ribeiro, e reúne servidores efetivos e comissionados, encarregados de proteção de dados das Unidades Gestoras da prefeitura.  O curso apresenta uma contextualização histórica da proteção de dados, destacando os conceitos técnicos iniciais, a conexão com a legislação atual, os princípios e as hipóteses legais para tratamento de dados pessoais, a responsabilidade civil dos agentes de tratamento e as penalidades pelo descumprimento da LGPD, apresentando também a estrutura da Política de Proteção de Dados da PCR (Decreto Municipal nº 35.583/2022). Cerca de 40 servidores participaram do curso.

About Redação

Veja também

Rosana Melo consolida sua trajetória como um dos principais nomes do mercado imobiliário recifense em 2025

Com mais de 25 anos de atuação, a corretora Rosana Melo @rosanamelocorretora se destaca como …