Durante a ação da Secretaria de Saúde municipal, serão ofertados cerca de 1680 exames. (Foto: Ikamahã/Secretaria de Saúde do Recife)
Com o objetivo de ampliar o acesso da população às formas de prevenção, diagnóstico e tratamento precoces de HIV, sífilis e/ou hepatites virais, a Prefeitura do Recife vai promover, ao longo de todo o mês de maio (vide serviço) testagem itinerante para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) em sete localidades da capital. Durante a ação da Secretaria de Saúde municipal, serão fornecidos 240 testes em cada uma das sete localidades, sendo 60 de cada (sífilis, HIV, hepatite B e C), totalizando 1.680 testagens. O trabalho será feito em parceria com a Autarquia de Serviços Urbanos do Recife (CSURB), com o Programa Academia da Cidade (PAC), a Política de Saúde Bucal e a Política de Saúde da População LGBT.
Os testes rápidos detectam possíveis casos de HIV, sífilis e/ou hepatites B e C. Qualquer pessoa pode ter acesso ao serviço. Nos casos em que o resultado dá positivo, o usuário recebe aconselhamento e é encaminhado para tratamento na rede municipal de saúde. Na atividade, ainda serão distribuídos preservativos, sachês de gel lubrificante e materiais educativos sobre ISTs.
O projeto itinerante de testagem foi inaugurado em julho do ano passado com o objetivo de ampliar os exames de ISTs e ofertar esses serviços em horários alternativos e em diversos locais de grande circulação de pessoas na cidade. Desde então, já foram visitados 25 localidades e realizados mais de 1.100 testes rápidos. Também já foram distribuídos 48.672 preservativos e 4.500 lubrificantes.
SERVIÇOS – Na rede municipal de saúde, a Prefeitura do Recife oferece serviços de prevenção, diagnóstico e tratamento precoces para ISTs. Existem dois SAEs para as pessoas com HIV/Aids e seus parceiros: o primeiro, na Policlínica Lessa de Andrade, localizada na Madalena, com mais de dois mil pacientes cadastrados; e o segundo no SAE Gouvêia de Barros da Policlínica Gouveia de Barros, na Boa Vista, com 987 usuários cadastrados e em tratamento.
Nestes locais, atuam equipes multiprofissionais compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais e psicólogos. São disponibilizados aos pacientes assistência clínica e psicossocial, indicação de profilaxias primárias e secundárias para infecções oportunistas e sexualmente transmissíveis; indicação e manejo de terapia antirretroviral.
A Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife oferece, de forma rotineira, testagem rápida no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Policlínica Gouveia de Barros e também na Policlínica Salomão Kelner, em Água Fria. Além disso, a população pode se dirigir à unidade básica de saúde mais perto de casa, para saber a disponibilidades de testes rápidos para detecção de ISTs. O resultado sai em cerca de meia hora.
Confira a programação:
05/05 – das 17h às 20h
-
Academia da Cidade – Polo Praça Simão Borba: Rua Simão Borba, Vila Tamandaré, Estância
07/05 – das 9h às 12h
-
Mercado de Casa Amarela: Estrada do Arraial, 1930, Casa Amarela
12/05 – das 17h às 20h
-
Academia da Cidade – Polo Coque: Próximo à passarela do viaduto Joana Bezerra, Coque
13/05 – das 18h às 21h
-
Rua das Ninfas, 84, Soledade (em frente ao Instituto Boa Vista)
14/05 – das 13h às 17h
-
SESC Santo Amaro: Praça do Campo Santo, Santo Amaro
25/05 – das 17h às 20h
-
Academia da Cidade – Polo Santo Amaro/João de Barros: Avenida Agamenon Magalhães, Santo Amaro (próximo à Reitoria da UPE)
26/05 – das 17h às 20h
-
Academia da Cidade – Polo Praça do Chié: Av. Agamenon Magalhães, Campo Grande