Evento na UNICAP contará com palestras, atendimento jurídico e lançamento de cordel em celebração ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa
A Prefeitura do Recife, através da Secretaria Executiva de Direitos Humanos, está se unindo a diversas instituições para promover uma série de atividades em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, que é celebrado no próximo dia 13. O evento, que ocorrerá na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), das 8h às 12h, contará com a participação do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdir), da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE), por meio da Comissão de Direito da Pessoa Idosa, e da UNICAP Prata.
Durante o encontro importantes temas que envolvem os direitos das pessoas idosas durante o processo de envelhecimento serão abordados. Além disso, a Comissão da OAB-PE oferecerá atendimento jurídico gratuito aos interessados sobre os direitos da pessoa idosa, também das 8h às 12h.
No encerramento das atividades, a Gerência da Pessoa lançará e distribuirá o cordel “Ode ao 15 de Junho”, de autoria do dramaturgo e Conselheiro Governamental do Comdir, Albemar Araújo. Ele, que também é poeta, escritor, ator, diretor teatral e pesquisador da cultura popular, celebra a data com uma obra que busca sensibilizar e educar sobre a importância de combater a violência contra as pessoas idosas.
CONSCIENTIZAÇÃO – Instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2006, o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa é uma data que visa alertar sobre as diversas formas de violência que afetam as pessoas idosas, consideradas graves violações dos direitos humanos. A Prefeitura do Recife se une a outros municípios, conselhos e organizações da sociedade civil para promover ações que deem visibilidade a este importante tema.
A violência contra a pessoa idosa, presente em toda a sociedade ao longo da história, manifesta-se frequentemente através de preconceito e discriminação. Estas formas de abuso podem levar à depressão, isolamento e, em casos extremos, ao desejo de morte entre as vítimas. É essencial que a sociedade se conscientize e combata tais comportamentos, promovendo um ambiente de respeito e dignidade para as pessoas idosas.
Com esta iniciativa, a Prefeitura do Recife reafirma seu compromisso com a defesa dos direitos humanos e a promoção de um envelhecimento digno e seguro para todos os cidadãos.