Programação em homenagem ao paisagista acontecerá até o final do mês com ações no Museu da Cidade, Econúcleo Jaqueira e Praça Salgado Filho
Para disseminar a importância do legado de Roberto Burle Marx, um dos maiores ícones do paisagismo do século 20, a Prefeitura do Recife comemora mais uma vez a Semana Burle Marx, ampliando o debate para todo o mês de agosto. Na sua 14ª edição, o evento atende à Lei municipal nº 17.571/2009 e contará com ações no Econúcleo Jaqueira, equipamento ambiental da PCR, Museu da Cidade, e na Praça Ministro Salgado Filho. Todas as atividades ofertadas são gratuitas e dispõem de práticas para públicos de todas as idades.
Neste domingo (21), a programação ocorre no Econúcleo Jaqueira, com a Contação de história: “Uma Planta de Estimação.” O local dedicou a primeira semana de agosto para celebrar a vida de Burle Marx e realizou várias atividades lúdicas, como Oficinas de Paisagismo Teatral, Contação de História e Oficina de Prosa, Poesia e Papelão. As atividades em homenagem ao paisagista acontecerão todos os domingos deste mês.
Já no dia 24 de agosto, às 10h, a Prefeitura do Recife apoiará o Laboratório de Paisagem do Departamento de Arquitetura e Urbanismo/UFPE na realização de atividade na Praça Ministro Salgado Filho. Intitulada “Converse com a praça e os jardineiros”, a iniciativa contará com a participação de estudantes do EREM Fernando Mota, que poderão observar a Praça com a percepção da obra de Burle Marx e conversar com um jardineiro da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife e com professores da UFPE.
No dia 26 de agosto, o Museu da Cidade do Recife promoverá a oficina “Pensar a Praça: desenhos, escritos e outras inspirações”, voltada para toda a família. Com duração de 20 minutos, a atividade será oferecida das 10h às 16h, durante a visitação ao museu, e não precisa de inscrição prévia. O público vai conhecer um pouco sobre as praças e jardins públicos que Roberto Burle Marx criou na cidade do Recife, além de produzir seu próprio “caderno botânico”, inspirado nos projetos do paisagista, que completaria 113 anos no último dia 4 de agosto. “Os visitantes serão convidados a criar, por meio de desenhos, carimbos, colagens, frotagens e escritos uma espécie de memorial descritivo afetivo, com suas percepções sobre Burle Marx”, explica o gerente do Educativo do Museu, Emerson Pontes.
A 14ª Semana Burle Marx é coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e pela Comissão Jardins Históricos de Burle Marx, formado pelo gabinete da vice-prefeita do Recife, Fundação de Cultura Cidade do Recife, MAMAM, Museu da Cidade, EMLURB, DPPC, Câmara dos Vereadores, FUNDARPE, UFPE, IPHAN, ABAP/PE, CEPAN, IAB, CAU/PE, e pelas Secretarias municipais de Política Urbana e Licenciamento, de Educação, de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, de Turismo e Lazer e de Esportes.
PRAÇAS DO RECIFE QUE TÊM PAISAGISMO DE BURLE MARX
Praça do Entrocamento
Praça Pinto Damaso
Praça Chora Menino
Praça Dezessete
Largo da Paz
Praça Artur Oscar
Largo das Cinco Pontas
Praça Maciel Pinheiro
Praça Euclides da Cunha
Praça de Casa Forte
Praça do Derby
Praça da República com jardim do Campo das Princesas
Praça Salgado Filho
Praça Faria Neves
PROGRAMAÇÃO
Domingo (21) – Econúcleo Jaqueira
14h40 – Contação de história: “Uma Planta de Estimação.”
Quarta-feira (24) – Praça Ministro Salgado Filho
10h – “Converse com a praça e os jardineiros”
Sexta-feira (26) – Museu da Cidade
Das 10h às 16h (atividade tem duração de 20 min.) – Oficina de Estêncil Azulejar Brincando