Ao todo, 30 profissionais da Vigilância Ambiental farão a colocação de cerca de 30 kg de raticida para diminuir a infestação de roedores nos 12 km da orla da cidade. (Foto: Divulgação)
Nesta segunda-feira (16), a partir das 18h, a Secretaria de Saúde do Recife irá realizar a primeira ação de desratização do ano nas praias de Boa Viagem, Pina e Brasília Teimosa, todas na Zona Sul da capital. Ao todo, 30 profissionais da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde do município farão a colocação de cerca de 30 kg de raticida em pó e parafinado nos 12 km da orla para diminuir a infestação de roedores.
A desratização ocorre no horário da noite por ser um período com menor movimento na orla e também porque os ratos possuem hábitos noturnos, aumentando a eficácia das iscas. As atividades ocorrem a cada quatro meses. “Por ser uma época em que a circulação de pessoas aumenta nas praias, essa ação visa proteger a saúde da população, a partir da identificação, eliminação e a redução das situações ou dos fatores de risco associados à ocorrência de doenças e agravos que são provocados pelos roedores”, reforça a gerente de Vigilância Ambiental do Recife, Vânia Nunes.
Durante as atividades, os agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) também realizam o trabalho de sensibilização e conscientização da população e dos trabalhadores que atuam no local quanto às medidas sanitárias importantes para manutenção do ambiente limpo e livre desses animais. Entre as orientações passadas pelos profissionais estão: a forma correta de acondicionamento do lixo gerado pelas barracas da orla; evitar deixar restos de alimentos nos bancos ou calçadas; e não fazer o descarte de objetos sem uso que possam servir de abrigo para os ratos.