Realizado em João Pessoa, na Paraíba, representantes da capital pernambucana debateram as melhores práticas estabelecidas para ouvidorias do Brasil durante primeira edição do evento nacional
Gestores da Controladoria e da Ouvidoria Geral da Prefeitura do Recife marcaram presença no encontro para debaterem as mais atualizadas práticas relacionadas à ouvidoria e ao controle social. No seminário foram apresentados paineis e realizadas rodas de conversas sobre temas como a relação entre ouvidoria e corregedoria no tratamento de denúncias de assédio, o papel da ouvidoria no engajamento social e competências a serem desenvolvidas para o melhor atendimento; além das intersecções entre a Lei de Acesso à Informação e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.
O Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), Rafael Figueiredo, apresentou o projeto Ouvidoria 4.0, durante o painel Ouvidoria e Engajamento Social. A iniciativa é uma nova ferramenta que fará a análise do sentimento da população em relação aos serviços prestados pela gestão municipal, por meio do cruzamento dos dados registrados em todos os canais de atendimento que a prefeitura possui atualmente, como a Ouvidoria Geral, Conecta Recife e Ouvidoria SUS. O resultado será a geração de relatórios diários que poderão ser acompanhados, por exemplo, pelo prefeito, secretários e presidentes de órgãos e autarquias, apoiando na tomada de decisão.
O evento foi promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU) e conta com representantes de todo o Brasil. A comitiva do Recife contou com a participação do secretário-executivo de Auditoria, Correição e Controle Social, Rodrigo Brayner, o gerente-geral de Controle Social, Ricardo Cardoso, e da ouvidora-geral do Município, Carmen Sofia Carvalho. “Encontros como esse promovem o compartilhamento de boas práticas em Ouvidoria, além da divulgação de inovações aplicadas aos serviços públicos”, afirmou Rodrigo Brayner.
Você precisa fazer login para comentar.