prefeitura-do-recife-leva-parquinho-da-vacina-para-san-martin,-ilha-joana-bezerra-e-boa-vista-neste-fim-de-semana

Prefeitura do Recife leva Parquinho da Vacina para San Martin, Ilha Joana Bezerra e Boa Vista neste fim de semana

No primeiro fim de semana da ação itinerante, foram aplicadas 1.700 doses da vacina contra a covid-19 em crianças de cinco a 11 anos (Foto: Daniel Tavares/PCR)

Uma dose de esperança no braço e muita diversão para incentivar a coragem dos pequenos. Após o sucesso do primeiro fim de semana do Parquinho da Vacina – com um total de 1.700 doses da vacina contra a covid-19 aplicadas em crianças de cinco a 11 anos -, a Prefeitura do Recife levará a ação itinerante para os moradores dos bairros de San Martin, Joana Bezerra, Boa Vista e adjacências. Nesta sexta-feira (18), a ação estará na Escola Municipal Antônio Farias Filho, em San Martin. No sábado (19), será na Escola Municipal Costa Porto, na Ilha de Joana Bezerra. No domingo (20), será a vez da Escola Municipal dos Coelhos, na Boa Vista. A vacinação no Parquinho da Vacina ocorre sempre das 8h às 16h, sem necessidade de agendamento.

O Parquinho da Vacina foi lançado na última sexta-feira (11), com o objetivo de acelerar o ritmo da vacinação infantil no Recife, levando a ação itinerante para as comunidades, com um mini parque de diversões, com brinquedo inflável, jogo de futebol, pipoca e outros atrativos. Ao disponibilizar a vacinação infantil sem agendamento nas sextas, sábados e domingos, a ideia da Secretaria de Saúde do Recife é facilitar a rotina dos pais ou responsáveis que, por diversos motivos, ainda não puderam levar os filhos aos centros de vacinação exclusivos para a criançada.

Sempre nos finais de semana, a iniciativa já passou pela Escola Municipal Casarão do Barbalho, na Iputinga; pela Creche Municipal Esperança, nos Torrões; e pela Escola de Referência em Ensino Fundamental Caic Creusa Barreto Dornelas Câmara, em Santa Luzia.  A imunização infantil  na capital pernambucana começou no dia 15 de janeiro e, até o momento, 48.975 meninos e meninas residentes no Recife haviam se vacinado – representando 30,69% de cobertura vacinal. Segundo estimativa do Ministério da Saúde, baseada no IBGE, Recife tem 159.558 crianças nessa faixa etária.

Todas as localidades que receberão o Parquinho da Vacina são escolhidas a partir de critérios de ocupação, vulnerabilidade e dificuldade de acesso. Durante as atividades, as equipes da Secretaria de Saúde (Sesau) do município realizarão o cadastro das crianças no Conecta Recife e farão a aplicação da dose na mesma hora. A iniciativa segue o mesmo mote das ações lançadas pela Prefeitura do Recife voltadas para o público adulto: Caldinho da Vacina, Carro da Vacina, além da vacinação itinerante nas comunidades, onde foram aplicadas cerca de 70 mil doses dos imunizantes contra a covid-19.

Para receber a vacina, é necessário apresentar documento oficial da criança, documento oficial com foto que comprove filiação/responsabilidade, além de comprovante de residência em nome de um dos pais ou responsável legal. Caso não possua este último, ou o certificado de domicílio eleitoral, é possível utilizar uma autodeclaração de moradia, elaborada especificamente para esta ação.

Os pais ou responsáveis devem estar presentes no momento da vacinação e munidos de documento de identificação do adulto e da criança, além do comprovante de residência do Recife. Em caso de ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deve ser autorizada por um termo de consentimento por escrito. Para esses casos, além do termo de autorização, a pessoa que for acompanhar a criança deve levar documento que comprove a relação de parentesco, bem como o documento da criança e o comprovante de residência.

Os profissionais que farão aplicação das vacinas passaram por treinamento e estão devidamente capacitados para realizar este serviço. As crianças poderão receber a vacina Coronavac (somente aquelas a partir dos seis anos) ou a do fabricante Pfizer, que foi criada especificamente para o público infantil a partir dos cinco anos de idade. As seringas são menores e específicas para as crianças. É importante destacar que a vacinação das crianças deve cumprir um intervalo de 15 dias (antes ou depois) entre as demais vacinas do calendário de imunização do público infantil.

No Recife, a vacinação infantil conta com um cartão de vacinação especial para esse público. No dia da vacinação, as crianças também ganham um Certificado de Criança Super Vacinada, uma forma de estimular a garotada na hora da aplicação da vacina. No Certificado, o MC Gotinha ostenta uma capa de super-herói e o documento traz dizeres de incentivo, em linguagem jovem e contemporânea. Como forma de incentivar o hábito da leitura, a criança também ganha um livro de literatura infantil, do programa de incentivo à leitura da Secretaria de Educação.

A Sesau do Recife montou Centros de Vacinação exclusivos para este público: na sede do Sest/Senat, no Porto da Madeira; na UFPE, na Cidade Universitária; na Faculdade Universo, na Imbiribeira; e Unicap, na Boa Vista. Nesses locais, a vacina está sendo aplicada de domingo a domingo, das 7h30 às 18h30, sendo necessário fazer o agendamento pelo site (https://conectarecife.recife.pe.gov.br/vacinacao-de-criancas) ou pelo aplicativo do Conecta Recife.

SERVIÇO:

Parquinho da Vacina

  • Sexta-feira (18/2) – Escola Municipal Antônio Farias Filho

Rua Vinte e Um de Abril, S/N – San Martin

  • Sábado (19/2) – Escola Municipal Costa Porto

Rua Cabo Eutrópio, 368 – Ilha de Joana Bezerra

  • Domingo (20/2) – Escola Municipal dos Coelhos

Rua dos Coelhos, 591, na Boa Vista 

About Redação

Veja também

Deputado Federal Clodoaldo Magalhães(PV) propõe política nacional inspirada na atuação da vereadora Rebecca Regnier(PSD) em Jaboatão

A luta em defesa da orla marítima de Jaboatão dos Guararapes ganhou repercussão nacional. O …