A Prefeitura do Recife, por meio do Projeto Geração Afeto, lança vídeos institucionais na próxima quarta-feira (31) sobre vínculos familiares afetivos, prevenção de acidentes e primeiros socorros, direcionados a gestantes e mães com filhos de até 6 anos de idade e seus familiares. A intenção é garantir a continuidade das ações voltadas para a primeira infância e o atendimento qualificado à população recifense. O lançamento será realizado, às 14h, no Auditório Capiba, localizado no 15º andar do edifício-sede da Prefeitura.
Os vídeos são direcionados a gestantes e mães com filhos de até 6 anos de idade e seus familiares, e mostram a construção da identidade da criança, trazendo elementos importantes. Também repassam informações sobre prevenção de acidentes e explicam o que vem a ser a manobra de Heimlich, técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência quando um corpo estranho causa a obstrução das vias aéreas, comumente provocada por líquidos em recém nascidos. Os vídeos serão veiculados em escolas, creches e nas ações realizadas pelo Projeto Geração Afeto.
Oficialmente, criado em 2018 e conforme escopo inicial, o Projeto Geração Afeto, desenvolvido pela Gerência da Criança e do Adolescente (GCA) da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude, Políticas sobre Drogas (SDSDHJPD), vem promovendo as relações afetivas entre as famílias, cuidadores e as crianças em seu processo de desenvolvimento infantil, durante as fases gestacionais e da primeira infância. O Projeto atua dando apoio às famílias para o desempenho de suas tarefas de cuidado parental das crianças, na primeira infância.
Em 2018, 2019 e 2021 um total de 1.288 famílias foram beneficiadas e em 2022, considerando até o mês de maio, foram 217 famílias. “Desde 2015, o município do Recife passou a desenvolver atividades com foco mais específico voltado para a primeira infância, tendo estabelecido o Programa Mãe Coruja Recife”, destacou Silma Queiroz, gerente da Criança e do Adolescente do Recife.
Ela explica que a educação e o cuidado desempenhado pelos pais ou responsáveis são fundamentais para o desenvolvimento infantil. Assim, caso esse seja apoiado no desinteresse, na carência de afeto e nos maus exemplos éticos, podem culminar com a construção de uma pessoa insegura ou agressiva. Ela acredita que sofrendo os efeitos do desinteresse daquelas que mais poderiam ajudar em sua formação, a construção da identidade da criança fica comprometida.
“As relações afetivas bem fundamentadas e estáveis tornam, de modo geral, o ser humano mais capaz de suprir suas necessidades de viver em grupo e relacionar-se para perceber-se enquanto sujeito de sua história, com isso diminuindo as violações de Direitos Humanos”, disse Silma.
O Projeto Geração Afeto vem oferecendo, ao longo de sua existência, oficinas que abordam temas como “maternidade e paternidade como a construção do afeto familiar”; “diferentes configurações familiares e a importância da rede de apoio familiar e comunitária”; “a construção do vínculo através da interação lúdica entre a criança e a pessoa adulta”; “a importância de conversar, contar histórias, cantar, e brincar para o desenvolvimento infantil”, “prevenção à violência doméstica e familiar”. O Projeto Geração Afeto também realiza oficinas sobre prevenção de acidentes e primeiros socorros, quando são ensinados a evitar acidentes domésticos na primeira infância. Nas oficinas do Projeto Geração Afeto também são dadas orientações de como proceder em caso de engasgo, perda dos sentidos, queimadura e convulsões.Atualmente, o Projeto Geração Afeto é desenvolvido nos 19 espaços do programa Mãe Coruja.
Silma destaca que o município vem avançando em relação às ações voltadas para a primeira infância, havendo a implicação de outras secretarias com o desenvolvimento de atividades, diretamente e de forma autônoma, reforçado pela promulgação da Lei Municipal n.º18.491/2018 que institui o Marco Legal da Primeira Infância do Recife e a Lei Municipal nº 18.764/2020 que criou, no calendário oficial de eventos do município “A Semana Municipal de Prevenção de Acidentes com Crianças”. .
Lançamento de Vídeos Institucionais do Projeto Geração Afeto
Dia: Quarta-feira (31.08)
Hora: 14h
Local: Auditório Capiba, 15º andar do edifício-sede da PCR, Cais do Apolo, 925.