Prefeitura do Recife lança projeto “Orla Parque”

Em audiência pública promovida pelo vereador Paulo Muniz (SD), o Gabinete de Projetos Especiais detalhou intervenções previstas para orla do Recife que se estende de Setúbal à Brasília Teimosa.

Nesta quinta-feira, o vereador Paulo Muniz realizou uma audiência pública na Câmara Municipal do Recife para que a prefeitura apresentasse em detalhes o projeto da nova orla de Boa Viagem. Como explicado pela chefe do Gabinete de Projetos Especiais, Cinthia Mello, responsável pelo desenvolvimento do projeto com equipe multidisciplinar, a apresentação era de extrema necessidade para que a população pudesse entender “a amplitude da nova roupagem e do novo uso, com um conceito que vai melhorar quiosques, ciclovia, drenagem, saneamento, calçadão. Uma requalificação que remete ao que estamos chamando de Orla Parque, que fala com o olhar para rio, em que todo rio desagua no mar”.

De acordo com a apresentação realizada, as intervenções virão desde Setúbal, passando por Boa Viagem, Pina, Brasília Teimosa até o Parque das Esculturas, totalizando uma área de 10,9km em linha reta. Ainda segundo Mello, o projeto foi concebido em cima de 7 pilares: segurança, social, meio ambiente, sombreamento, equipamentos, mobilidade e calçadão.

Na área de segurança foram apontados os seguintes objetivos: o reforço da iluminação, o estímulo à movimentação noturna na orla, o reforço do videomonitoramento, patrulha ciclística com a Guarda Municipal, instalação de 05 pontos fixos para viaturas. Em relação ao social, a prioridade da gestão João Campos é a de encaminhar as pessoas em situação de rua para abrigos e investir na melhoria do saneamento do local. Do ponto de vista ambiental, a ideia é a de habilitar a praia urbana do Recife no Programa Bandeira Azul, um prêmio ecológico que analisa critérios de gestão ambiental, qualidade da água, turismo e responsabilidade social. Segundo a secretária Cinthia Mello, esta “é uma oportunidade de colocar o Recife na rota de turismo sustentável, através desse selo de certificação internacional”, pondera. E um dos grandes desafios será o abandono do uso do plástico para utilização de materiais sustentáveis.

Outro grande fator de intervenção será direcionado ao resgate do sombreamento. Segundo dados apontados, apenas 49% da orla é sombreado. “Existem apenas 582 árvores na orla do Recife, e dessas, apenas 3 em Brasília Teimosa. Nosso objetivo é atingir o número de 1320 árvores ao final da intervenção. E também iremos resgatar a vegetação de restinga, que essa vegetação é a que segura a areia”, explica Cinthia Mello. Em relação aos equipamentos, foi destacado que os 60 quiosques da orla já foram concluídos, restando a iniciar a obra de 09 unidades em Brasília Teimosa. A ordem de serviço da requalificação dos banheiros já foi dada, tendo um total de 11 existentes e 10 a serem construídos. Em relação ao projeto dos banheiros, a secretária destacou a preocupação de utilizar materiais antivandalismo e furto, bem como do uso das portas de vidro para dar mais segurança às mulheres. Também estão previstos 60 chuveirões, 13 totens com a tecnologia “Refresque-se”, 05 fontes de água interativas e diversos pontos instagramáveis.

Na área de mobilidade foi contratado um estudo de tráfego para viabilizar a mudança da Avenida Boa Viagem de uma artéria principal para uma via de contemplação, com fluxo reduzido. Segundo Cinthia Melo irá haver uma oxigenação da Via Mangue, com abertura de mais acessos. “A URB vem estudando três pontilhões na Fernando Simões, justamente para reduzir o tempo de tráfego das pessoas no engarrafamento. E quando a gente pega no meio de Boa Viagem para o Pina, vamos abrir um acesso ali na Arthur Muniz no segundo jardim para conseguir dar essa mobilidade às pessoas”, complementa. As principais mudanças apontadas no trânsito da Avenida Boa Viagem serão: redução da velocidade para 50km/h, instalação de platôs elevados no Parque Dona Lindu e na Pracinha de Boa Viagem, a remodelagem da ciclovia para linha reta eliminando pontos cegos, bem como elevação para diminuição do desnível resolvendo o problema dos alagamentos, retirada das vagas de estacionamento do lado do mar.

A requalificação do calçadão passará pela substituição do pavimento desgastado, bem como a melhoria da acessibilidade e a expansão da largura média de passeio para 4,8m. “Hoje a gente tem um calçadão médio de 2,75m, com o espaço da bicicleta e o espaço do carro. Quando a gente desocupa o espaço do carro, temos esse ganho, para evitar aqueles ziguezagues que nós fazemos”, completa. Outro destaque apontado pelo projeto é o resgate histórico da paginação do piso, com um conceito clean e releitura da antiga ondulação utilizada no calçadão.

Além de tudo isso, a nova orla ganhará centralidades denominadas de “estações”, baseadas em modalidades de usos específicos e em cenários de contemplação. Na apresentação, foram divulgadas projeções das estações Aurora, Mulher, Cultural, Acessível, Jardim, Esportes, Alvorada e Porto Terra Nova. Este último, localizado no ponto de junção de Brasília Teimosa com o porto do Recife, será o primeiro a ser construído – a obra deve ser iniciada no segundo semestre. A expectativa é que todo o projeto seja concluído em dois anos a partir desse ponto.

Dentre as centralidades, as que sofrerão maiores intervenções serão a do Mercado do Peixe que terá a integração da orla de Boa Viagem e Brasília Teimosa para pedestres e ciclistas. Bem como a remodelagem e estabelecimento de polo gastronômico e paisagismo. No Segundo Jardim haverá a união do jardim com o calçadão, resultando em uma grande ampliação do espaço de lazer. “O trânsito ficará como hoje nos dias de domingo funciona. Nesse ganho de espaço traremos gastronomia a beira-mar, um oceanário para falar da fauna e da flora, polos esportivos com a expansão da Academia da Cidade, Central de Operações de Vigilância e de Turismo”, comenta Cinthia Mello.

Após a apresentação, o vereador Paulo Muniz comentou que o projeto “foi feito de uma forma muito ágil, pois o prefeito João Campos (PSB) está à frente da gestão há apenas dois anos. E que vencida essa primeira etapa, a segunda é tão importante quanto, que a estratégia de manutenção dele. Pois é algo que precisa de muita atenção”. Também convidada para audiência, a Secretaria de Turismo representada por Ana Paula Jardim, reforçou o compromisso da gestão com a segurança e sua ligação direta com a Polícia Militar. Bem como da melhoria que a intervenção trará para o Recife, uma vez que a região é alvo de constantes reclamações de hoteleiros, sobretudo no que diz respeito à questão do lixo e ao policiamento. “Creio que o projeto vai transformar a orla na melhor do Brasil”, disse.

Marília Sousa, representante do Blog Boa Viagem em Foco, levou algumas dúvidas dos internautas, como o horário de funcionamento dos banheiros e o prazo de entrega das obras. Além de preocupações com a situação de insegurança do local. O Vereador Gilberto Alves (Republicanos) também questionou sobre a instalação de placas solares, que não foi comentada durante a apresentação. Novamente com a palavra, Cinthia Mello respondeu que a energia solar não é viável pela sombra projetada dos edifícios. Ana Paula Jardim também explicou que a Emlurb, atual responsável belos banheiros da orla, trocou de contrato, com a contratação de novos funcionários e que o horário de funcionamento dos banheiros foi estendido de 6 da manhã até às 22 horas.

Muniz finalizou pontuando seu ponto de vista sobre o caos que se instalou na avenida. “Não adianta passar pano. Eu não entendo em que momento João Pessoa nos passou em educação, em limpeza, em cultura de cidadania. Uma ideia que deixo é que já que a Guarda Municipal é patrimonial e os quiosques são patrimônios da Prefeitura do Recife, por que não ela está presente nos quiosques? A segurança precisa estar em todos os aspectos. O idoso que vai à praia não pode ser roubado, nem o gari que faz limpeza pode ser morto, como ocorreu há 15 dias”, pontua. Ao finalizar o encontro, agradeceu a presença de todos reforçou: “a orla em breve vai completar 100 anos e a Polícia Militar diz que recebe dois clássicos de futebol por final de semana. Essa vai ser uma intervenção muito importante para nossa cidade”.

 

Link da audiência: Audiência Pública do dia 17/05/2023 – YouTube

About Redação

Veja também

“Vamos focar nas áreas mais sensíveis para a população, direcionando emendas parlamentares e buscando ações concretas para melhorar os serviços prestados à comunidade” Getúlio Belém , presidente da Câmara do Jaboatão

Reforma Administrativa na Gestão Municipal e no Legislativo Marcam Início do Ano Jaboatão dos Guararapes …