Além da nova Creche Escola Municipal, com 240 vagas, local também vai receber um Centro de Referência da Primeira Infância (CRIAR), que será construído no casarão histórico do Engenho do Mocotó. Prefeito João Campos visitou espaço nesta terça-feira (7) (Foto: Edson Holanda/PCR)
Com o objetivo de expandir a estrutura física da rede municipal de ensino e avançar com os indicadores da educação, a Prefeitura do Recife está investindo mais de R$ 200 milhões para requalificar unidades e construir novas escolas e creches em toda cidade. Nesta terça-feira (7), o prefeito João Campos visitou a nova Creche Escola da Mustardinha, no bairro de mesmo nome, unidade que vai se somar à rede municipal de ensino e reforçar o número de vagas em creches. O prefeito também anunciou a construção de mais um Centro de Referência da Primeira Infância do Recife (CRIAR) no mesmo terreno da unidade, onde está sendo realizada a recuperação do casarão histórico do Engenho do Mocotó. Este será o segundo equipamento do tipo construído na cidade. O investimento no novo complexo de educação é de mais de R$ 4,5 milhões.
“A gente está na Mustardinha e essa é uma obra de construção de uma nova unidade que faz parte das 160 obras simultâneas que a gente tem só na Secretaria da Educação. Aqui, vão ser 240 vagas geradas. O projeto original previa 120, mas a gente conseguiu ampliar o número, deslocando a área administrativa para um prédio vizinho, priorizando a criação de novas vagas”, explicou o prefeito João Campos. “Vale lembrar que a gente já gerou mais de 6.500 vagas de educação infantil desde o início da gestão. Foram 4.000 novas vagas de creche e 2.500 vagas de pré-escola. A gente já está em 70% da meta de duplicar o número de vagas em quatro anos e fiquem certos que a gente vai bater com muito gosto e fazendo história, porque a gente tem compromisso e sabe fazer”, acrescentou.
A Creche Escola da Mustardinha está sendo construída em um terreno de 1.665,17 m² e terá uma área total de construção de 911,04m², com os seguintes espaços: secretaria, diretoria, sala dos professores, coordenação, recepção, banheiros, pátio, DML, cozinha, lavanderia, copa, depósito, área de serviço, dez salas de aula, biblioteca com sala multiuso, sala de recursos multifuncionais, berçário e solário. O local terá a possibilidade de receber um total de 240 estudantes, desde o berçário até o Grupo V.
Já o CRIAR, além de atendimentos convencionais, abrigará também todo o bloco administrativo da creche, aproximando a população do local histórico da própria comunidade. É importante destacar que este é o segundo prédio do Centro de Referência da Primeira Infância construído no Recife. O primeiro, localizado na Madalena, na Zona Norte, foi inaugurado este ano, no mês de junho, durante as programações da Semana do Bebê. “Aqui vamos ter um futuro Criar, um centro de referência para a primeira infância, que é uma política pública aqui do Recife. A gente já tem um centro e aqui vai ser a segunda unidade no Recife. Tudo isso vai fazer parte de um novo complexo educacional no coração da Mustardinha, esse bairro tão querido do Recife”, disse o prefeito João Campos.
“Essa é uma das muitas creches que nós temos em construção nesse momento no Recife, a nossa creche da Mustardinha, a creche pra 240 estudantes, que, inclusive, ao longo do projeto, nós dobramos ela de tamanho, mas o bonito é que nós estamos tendo a oportunidade de poder reformar esse casarão aqui ao lado e transformá-lo no nosso Centro de Referência da Primeira Infância, nosso segundo CRIAR. Temos o primeiro inaugurado ao lado do Compaz Miguel Arraes, ali na Caxangá, e agora teremos nosso segundo criar aqui, no coração da Mustardinha, fazendo um grande complexo educacional”, ressaltou o secretário de Educação, Fred Amâncio.
O CRIAR é um espaço totalmente voltado para o desenvolvimento da criança com foco na primeira infância, e oferece atividades ricas em ludicidade e interatividade em diferentes espaços. Período da vida que vai do nascimento aos seis anos de idade, a primeira infância é uma das maiores prioridades da atual gestão municipal. O atendimento a esta faixa etária se tornou uma das principais pautas para a construção de políticas públicas com ênfase à intersetorialidade.
Você precisa fazer login para comentar.