Começam hoje (15) e são virtuais as inscrições de artistas que querem subir aos palcos dos festejos juninos mais autênticos do Nordeste, promovidos pela Prefeitura do Recife. Também têm início nesta sexta o prazo para quadrilhas juninas com sede no Recife se candidatarem a receber apoio do poder público municipal, por meio de subvenção. (Foto: Marcos Pastich/PCR)
A cidade da música e das festas de rua mais animadas e autênticas em linha reta já se prepara para botar chinelas e saias para arrastar e rodar no balancê. A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, inicia hoje (15) as inscrições para a convocatória de habilitação e seleção de propostas para compor a programação artística do Ciclo Junino do Recife 2024. As propostas devem ser apresentadas pela internet, no site www.culturarecife.com.br, até o próximo dia 29 de março.
Também foi esse o prazo destinado para as quadrilhas da cidade pleitearem a subvenção junina, apoio financeiro, assegurado pelo poder público municipal, para promover a tradição que confirma, com muitas cores, temas e gritos, a importância e a força ancestral da cultura popular nordestina. As inscrições também são virtuais.
Durante todo o período de inscrições para os dois editais, serão oferecidos atendimento presencial e telefônico para orientações e esclarecimentos, no Núcleo de Cultura Cidadã, localizado no Pátio de São Pedro, casa 39. O Núcleo funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Os telefones disponíveis são: (81) 3224-3660 e (81) 99321-1517.
Habilitação de propostas artísticas
Destinado a artistas e grupos interessados em compor a grade do São João do Recife 2024 e levantar poeira nos salões da festa que será promovida pela Prefeitura do Recife em toda a cidade, a habilitação se dará em duas etapas: documental e artística. Aos habilitados do último Ciclo Junino realizado pelo poder público municipal, será dispensada nova avaliação da habilitação artística. Mas faz-se necessário o fornecimento de toda a documentação atualizada, exigida em edital.
Entre os critérios de avaliação artística de novas atrações, serão levados em conta o histórico do artista/ grupo/ agremiação, sua representatividade e reconhecimento popular, além da qualidade artística e criatividade.
Os nomes dos habilitados serão publicados, no Diário Oficial, entre os dias 27 de abril e 16 de maio, incluindo os prazos para submissão e avaliação de recursos. A grade da programação que convidará o Recife a celebrar o balancê mais autêntico do Nordeste inteiro, nos palcos e polos montados por toda a cidade, será montada a partir desses nomes.
Subvenção junina
Com a finalidade de promover e fortalecer a enraizada tradição das quadrilhas juninas na cidade, a subvenção é um apoio financeiro, repassado em duas parcelas, às quadrilhas juninas, representadas ou não por associações, federações e entidades sem fins lucrativos, em funcionamento, com sede instalada no Recife e diretoria eleita, e inscritas no Concurso de Quadrilhas Juninas promovido pela Prefeitura do Recife.
Os resultados do chamamento serão publicados entre os dias 9 e 20 do próximo mês de abril.