Prefeitura do Recife inaugura experimentação urbana lab V.U.C.O durante Rec’n’ Play

Espaço tem atividades que envolve caminhada, confecção de mobiliário urbano e instalações como pintura do piso, soluções de iluminação, numa transformação urbana que provoque bem estar e segurança aos usuários



A Prefeitura do Recife, por meio dos gabinetes da Vice-Prefeita e do Centro do Recife, inaugurou o Lab V.U.C.O (Viver o Urbano Caminhando e Ocupando), uma experimentação urbana realizada no âmbito da cooperação internacional entre a capital pernambucana e a cidade de Nantes, na França. O município está recebendo uma missão com 15 representantes franceses da cidade-irmã, que participaram do evento. As atividades do Lab V.U.C.O. integram a programação do Festival Rec’n’Play, que acontece até este sábado (21).

O experimento prevê uma série de instalações urbanas como mobiliário e soluções de iluminação e arte urbana no percurso que vai desde a Praça da Independência, percorre a Rua Duque de Caxias, prossegue pela Praça Dezessete, Pátio do Livramento até o Pátio de São Pedro. A experimentação começou pela pintura do nome do projeto V.U.C.O. na cor branca, no piso da Rua Duque de Caxias.

A iniciativa tem o objetivo melhorar a experiência de uso e permanência das pessoas na região nesta área durante o dia e à noite. O projeto considera a complexidade das dinâmicas sociais e urbanas que englobam o centro, assim como os aspectos de gênero, o design inclusivo, eco-responsável e a utilização de materiais e métodos construtivos com baixo impacto ambiental.

O mobiliário, por exemplo, vai ser confeccionado com plástico tipo P 2, comum nas tampas de garrafas. A Casa Criatura, que participa do projeto, instalou máquinas no Lab V.U.C.O. para fazer o processo de produção do mobiliário, junto com dois organismos franceses, o Small Bang e o Atelier Nous.

Segundo a chefe do Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça, a escolha do título do projeto V.U.C.O. é uma alusão a expressão local “vuco-vuco”, que representa tanto uma aglomeração quanto a região do comércio central da cidade, entre os bairros de São José e Santo Antônio. O projeto vai trazer vida para a área e instalações que visam o bem-estar e até a segurança da população, como a colocação de espelhos convexos em alguns postes que ajudam a ver a movimentação de pessoas numa esquina, disposição de cobertura na rua com tecido, para dar sombra. As intervenções também têm o intuito de direcionar o olhar das pessoas para os detalhes dos prédios com diversos estilos e períodos diferentes.

O espaço onde está funcionando o Lab V.U.C.O. é Praça Dezessete, 90, em Santo Antônio, no térreo de um prédio que estava fechado há sete anos.

O Lab V.U.C.O. é uma parceria do Programa Recentro e o Gabinete da Vice-Prefeita, com a cidade de Nantes, Secretaria de Cultura, ÁRIES, Instituto Pelópidas da Silveira, Secretaria Executiva de Inovação Urbana, Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), Casa Criatura, Porto Digital e Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).









About Redação

Veja também

Rosana Melo consolida sua trajetória como um dos principais nomes do mercado imobiliário recifense em 2025

Com mais de 25 anos de atuação, a corretora Rosana Melo @rosanamelocorretora se destaca como …