prefeitura-do-recife-implanta-nova-ciclofaixa-na-rua-da-harmonia

Prefeitura do Recife implanta nova ciclofaixa na Rua da Harmonia

Rota, que terá 2 km de extensão, irá beneficiar, diariamente, cerca de 1,2 mil ciclistas nos bairros de Casa Amarela e Casa Forte. Com novo trecho, malha cicloviária chega a 183 km na cidade. (Foto: Hélia Scheppa/PCR)

Para garantir maior segurança viária para todas as pessoas, a Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) implantou a Ciclofaixa Harmonia, que vai beneficiar os bairros de Casa Amarela e Casa Forte, na Zona Norte da cidade. De acordo com as contagens realizadas pela equipe técnica da CTTU, mais de 1.200 ciclistas serão beneficiados diariamente. Além disso, a CTTU finalizou a implantação de 1 km da Ciclofaixa Jardim São Paulo (2ª Etapa). Com esses equipamentos, o Recife terá 183 km de malha cicloviária.

A nova rota da Harmonia tem 2 quilômetros de extensão e trechos como ciclorrota (onde a velocidade máxima permitida é de 30 km/h e os ciclistas compartilham espaços com os demais veículos) e de ciclofaixa (onde a velocidade máxima permitida é de 40 km/h e o espaço dos ciclistas é demarcado com sinalização viária na rua. O percurso segue pelas ruas da Harmonia, Samuel Lins, Edson Tavares, Jerônimo de Albuquerque e Estrada das Ubaias. 

PEDESTRES – O projeto prevê um tratamento das vias para segurança viária do pedestre. Ao todo, serão feitas manutenções de 10 faixas de pedestres e 29 novas travessias, assim como três peças de urbanismo tático para alargar as calçadas e dar mais espaço para os que andam a pé.

Já a Ciclofaixa Jardim São Paulo, com 1 km de extensão, passa pela Via Canal e pelas ruas Carlos Alberto Valença, Professor Pedro Augusto e Godofredo Luiz Pereira de Lima.

CONEXÃO – O equipamento da Rua da Harmonia será interligado com as ciclofaixas Do Encanamento, Arraial e Ferreira Lopes. Já o de Jardim São Paulo vai se interligar na primeira etapa da Ciclofaixa Jardim São Paulo, levando a cidade a uma conexão de 177,4 km entre todas as áreas (Zona Norte, Centro, Zona Oeste e Zona Sul).

A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, destaca a importância da ampliação da malha cicloviária não apenas para garantir a mobilidade ativa, mas também para trazer mais segurança a todos os atores no trânsito. “Precisamos entender que uma rua mais segura para os ciclistas é uma rua mais segura para todas as pessoas. Quando adequamos a velocidade para os ciclistas e redesenhamos a via para pessoas transitarem com segurança, estamos também garantindo uma velocidade adequada para motoristas e motociclistas. Ciclistas, junto aos pedestres, são os mais frágeis no trânsito, então fazemos uma política de segurança viária que prioriza esses atores para beneficiar toda a população”, explica.

As Pesquisas de Origem e Destino realizadas pela Prefeitura do Recife ao longo dos anos indicam que a mobilidade ativa é mais presente na população de menor renda. Em 2021, a Pesquisa OD indicou que, entre os usuários de bicicleta, 54% têm renda de até um salário mínimo e 19% entre um e dois salários mínimos, um indicativo de que o investimento na segurança viária dos ciclistas é, também, evitar que pessoas mais pobres morram no trânsito.

PLANO DIRETOR CICLOVIÁRIO – Ao todo, o Recife já tem 88,23% das rotas pactuadas no plano cumpridas – a meta é que 100% sejam feitas até o final de 2024. As rotas trazem características como a conectividade, o acesso aos principais pontos de interesse e a intermodalidade. É importante lembrar que, ao longo desses anos, toda a política de segurança viária se expandiu e garantiu mais qualidade de vida para todas as pessoas no trânsito. As ações levaram a uma redução de 42% nos sinistros de trânsito entre 2017 e 2021, de acordo com o Relatório de Segurança Viária do Recife, produzido pela CTTU em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global.

Na área do Recife, o Plano Diretor Cicloviário prevê rotas complementares e metropolitanas. As complementares têm o objetivo de fazer a ligação entre os bairros do Recife como, por exemplo, a da Rua do Futuro, que interliga os bairros da Jaqueira e do Rosarinho, além da Ciclofaixa Amélia, que interliga os bairros da Torre e das Graças. Outras rotas como as da Avenida Arquiteto Luiz Nunes, na Zona Oeste, e a Ciclofaixa Antônio Falcão, na Zona Sul, também são rotas complementares atendidas pela Prefeitura do Recife e pactuadas no Plano Diretor Cicloviário. Ao todo, o Recife conta, hoje, com 183 km de rotas cicláveis, sendo 157,3 vindas do PDC e 177,4 km interligados entre si. Até o final de 2024, mais 67 km do PDC serão cumpridos, além de outros projetos idealizados pela gestão de trânsito.

About Redação

Veja também

Prefeitura do Recife divulga programação do Carnaval 2025 no Marco Zero

Por Luiz Gonzaga Jr – Hoje Pernambuco A Prefeitura do Recife anunciou a programação oficial …