Espaço é o oitavo contemplado pelo programa Gramadão, que tem elevado o padrão dos tradicionais campos de várzea da cidade (Foto: Edson Holanda)
O trabalho de revitalização dos campos de várzea segue em expansão no Recife. Desta vez, o contemplado foi o tradicional Campo do Onze, em Santo Amaro, com um investimento de quase R$ 1 milhão da Prefeitura do Recife. Este é o oitavo espaço inserido no Gramadão, programa que transforma locais de prática futebolística pela capital pernambucana. A entrega foi realizada pelo prefeito João Campos na noite desta sexta-feira (19).
“É uma alegria estar aqui hoje, na noite desta sexta-feira. Vocês sabem que esse campo é ‘troncho’, ele não é retangular. Originalmente, o projetista fez esse campo retangular, mas o que eu sempre digo ao nosso time é que, antes de tomar uma decisão, é preciso escutar as pessoas, saber o que elas querem. A gente iria fazer o campo um pouco menor e retangular, mas as pessoas quiseram que a gente deixasse o campo como ele sempre foi. A gente fez um investimento de quase R$ 1 milhão, podem procurar um campo privado com essa qualidade aqui, mas não vão encontrar”, afirmou o prefeito do Recife João Campos no momento da entrega do campo requalificado.
“O nosso clássico Campo do Onze, com todas as suas características, está totalmente revitalizado. É material de primeiro mundo gratuitamente para toda a população”, destacou Rodrigo Coutinho, secretário de Esportes. “Desde o começo, tínhamos a intenção de passar por todos os cantos do Recife levando espaços públicos da melhor qualidade. Proporcionar campos assim mexe com tudo ao redor, promove encontros, saúde, e tudo isso através do esporte”, completou.
A obra no local envolveu a instalação de grama sintética e uma revitalização completa, incluindo troca do alambrado, pintura e melhorias como terraplanagem, drenagem e a substituição das traves. O programa Gramadão faz parte do Plano Estratégico para o Recife 2021-2024, Rota do Futuro.
De acordo com o oficial de redes Alex Nascimento, 24 anos, morador do bairro de Santo Amaro e goleiro do time Real 11, a qualidade do novo Campo do Onze é inquestionável. “A expectativa que a gente teve era alta e graças a Deus a Prefeitura olhou para o Campo do Onze e fez uma coisa espetacular. Agora a gente vai desfrutar, vai ser só diversão. Teve mudanças importantes. A iluminação está ótima, é LED, show de bola”, disse ele. “É muito importante a Prefeitura olhar para dentro das comunidades, dos campos de várzea, das praças e ter vários projetos para impedir que as crianças sigam no caminho da criminalidade”, acrescentou.
Outras sete localidades já foram transformadas pelo projeto, começando pela Arena 1×1 no Ibura, na antiga praça do Lixão; seguido pela Vila Aliança no Ipsep; o Campo do Jardim de Alá, na Imbiribeira; o da Campina do Barreto, no bairro homônimo; o do Bueirão na Torre; o Parque do Caiara, na Iputinga; e o Vila Cardeal, em Areias.
Você precisa fazer login para comentar.