prefeitura-do-recife-entrega-novo-espaco-publico-para-a-populacao-da-cidade-com-o-jardim-do-poco

Prefeitura do Recife entrega novo espaço público para a população da cidade com o Jardim do Poço

O local estava sem uso desde 2009, e agora oferece mais uma área de lazer para as pessoas. No equipamento também foi construída a 10ª Praça da Infância

A Prefeitura do Recife inaugurou, nesta sexta-feira (05), o Jardim do Poço, um novo espaço público de lazer para a população da cidade. O projeto representa uma intervenção urbano-paisagística no terreno localizado no cruzamento entre a Avenida 17 de Agosto e a Avenida Dr. Seixas, no bairro do Poço da Panela.  No local funcionava, até 2009, a Casa de Saúde São José. Com a iniciativa, a Prefeitura do Recife dá mais um passo na meta municipal de tornar-se “cidade parque” até o ano de 2037, quando completa 500 anos de fundação. No equipamento também foi construída a 10ª Praça da Infância. O prefeito João Campos realizou a entrega ao lado da secretária de infraestrutura, Débora Feijó.

“O Jardim do Poço é um equipamento de primeira qualidade no coração da Zona Norte do Recife. Ele foi feito com escuta e participação da população e é mais um exemplo do bom uso do espaço público na cidade, de forma livre e democrática. Vamos continuar investindo para criar novos espaços de uso coletivo em todos os cantos do Recife”, afirmou João Campos.

O terreno possui um total de 12.001,70m², e contempla espaços de ginástica para a terceira idade, área de bem estar e contemplação da natureza, playground voltado para a primeira infância, espaços para prática de atividades esportivas, espaço de eventos e um setor voltado para animais domésticos (ParCão). Esse zoneamento funcional parte da iniciativa de atender a comunidade local, provendo espaços dotados de qualidade urbana e integrando o sistema de áreas verdes às margens do rio Capibaribe.



Renata Pereira Barros, 36, mora no Poço da Panela com seu marido e filho há 7 anos. Segundo ela, o espaço será muito aproveitado pelos moradores do bairro. “Estamos achando incrível, porque é um espaço para todo mundo aproveitar, das crianças aos idosos. Toda a população do entorno vai poder vir caminhar, passear com o cachorro e com os filhos e, o melhor, para fazer isso basta atravessar a rua”, disse.



O projeto adotado foi pautado pela premissa de preservação da área de vegetação existente, com a disposição de cinco setores nos espaços livres excedentes, conectados através de um passeio estruturante em piso fulget e por uma pista de Cooper com 890,41m², que ladeia toda a margem do parque. O Jardim do Poço conta ainda com espaços contemplativos diversos, dispondo de pergolado, áreas de uso múltiplo para descanso e piquenique em meio a natureza, a fim de proporcionar ao visitante uma experiência de variados cenários ricos em texturas, cores e diferentes volumes vegetais. Também foram propostas edificações de apoio à este espaço como a administração e os banheiros públicos.



“A Prefeitura do Recife está entregando um equipamento de excelente qualidade. O Jardim do Poço conta com duas quadras, a 10ª Praça da Infância da cidade, espaço para caminhada, exercícios e dois ‘parcões’, que se diferenciam pelo porte dos cachorros. Pedimos que os usuários cuidem deste espaço e aproveitem da melhor forma”, disse Débora Feijó, secretária de infraestrutura do município.

ARTE URBANA – Além de uma nova praça da infância, quadras poliesportivas, academias para idosos e um parcão, o espaço conta agora com uma galeria de arte de mais de 500m². A iniciativa do Programa Colorindo o Recife, por meio do Gabinete de Inovação Urbana, apresenta obras assinadas por 12 artistas. São eles: Aussuba, Dani Acioli, Guto Barros, Hipnos, Leo Gospel, Leloboy, Luciano Ferreira, Lua Lim, Marquinhos ATG, Naj, Smook e Torvi Osmo.

Com um olhar atento ao ecossistema onde o parque está inserido, próximo ao Rio Capibaribe, os artistas elaboraram suas propostas de intervenção artística, integrando elementos naturais e urbanos. Alguns painéis destacam a importância da biodiversidade, do amor aos animais e do brincar, enquanto outros expõem imagens abstratas que convidam à apreciação lenta de suas formas e do próprio ambiente do parque.

About Redação

Veja também

prefeitura-do-recife-lanca-edital-do-primeiro-concurso-publico-do-brasil-para-secretaria-da-mulher

Prefeitura do Recife lança edital do primeiro concurso público do Brasil para Secretaria da Mulher

Certame será em três etapas. Resultado final deve ser divulgado no dia 5 de novembro. …