O programa realizou pintura de fachadas em 90 casas, levou novos ares para a praça da Rua David Nasser, na Iputinga.(Foto: Marcos Pastich/PCR)
Prefeito João Campos celebrou com os moradores as melhorias na manhã deste domingo (28)
Mais qualidade de vida, desenvolvimento sustentável, autoestima, cores e protagonismo comunitário. Esse é o legado deixado pela passagem do programa Mais Vida nos Morros pelo bairro da Iputinga. No final da manhã deste domingo (28), o prefeito João Campos viu de perto essa transformação e celebrou junto com a população os trabalhos realizados no local pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Inovação Urbana (SEIURB). Na ocasião, o gestor visitou a praça da Rua David Nasser, que foi totalmente requalificada pelo Mais Vida, e encerrou as atividades realizadas durante esta semana para festejar a intervenção.
“A gente está aqui na rua da Praça que recebeu intervenção do programa de inovação urbana da nossa gestão. Então todas as casas foram pintadas em parceria com os moradores e a praça foi requalificada, colorida, pintada, está com novos equipamentos de lazer. É assim que a gente vai transformando o Recife, conversando com as pessoas e fazendo continuamente. É mais uma ação da Secretaria de Inovação Urbana e do Mais Vida nos Morros”, comentou João Campos na ocasião.
A visita começou na Avenida Caxangá, onde uma parceria com o Colorindo o Recife, também desenvolvido pela SEIURB, levou beleza e alegria para os nove pilares do viaduto existente na área. Foram as mãos e o talento dos artistas César Éter, França e Glauber Arbos que ajudaram a transformar a Iputinga em uma grande galeria a céu aberto. Já na Rua David Nasser, os trabalhos do Mais Vida nos Morros duraram 120 dias úteis e incluíram a pintura das fachadas externas de 90 casas, além da requalificação da principal área de lazer da comunidade: a pracinha localizada no final da Rua David Nasser.
O espaço foi todo revitalizado e agora conta com sete pequenas áreas distintas, cada uma com o objetivo de beneficiar diferentes públicos, de todas as idades. Todos os serviços de infraestrutura foram realizados a partir de uma parceria com a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (EMLURB). O parque infantil foi requalificado e ganhou três novos brinquedos (gangorra para primeira infância, um conjunto de tocos coloridos e o arco íris – conjunto de arcos). Além disso, houve troca da areia e o espaço recebeu um reforço na iluminação em LED. O parquinho passou a contar ainda com três bancos e pinturas lúdicas para despertar a imaginação da criançada.
Já o campinho foi contemplado com a instalação de dois novos refletores, troca da areia e recuperação das barrinhas. O terceiro espaço da pracinha é a área de piquenique, que ganhou dois conjuntos de mesa, nova iluminação, papeleira e complementação de instalação do piso. A quarta área, chamada “Movimente-se”, é um convite para que as pessoas larguem o sedentarismo e aproveitem para se mexer. O espaço contou com a recuperação de duas pranchas de exercício, e implantação do módulo de ginástica Boa Forma, instalado pela Secretaria de Esportes.
A quinta área da pracinha é um estímulo para imaginação e foi o lugar escolhido para a instalação do “Banco Doido”, uma peça de mobiliário urbano que combina brincadeira e descanso, onde as crianças podem explorar o espaço entre descidas e subidas. Os dois últimos espaços são a área de estar e conversa, com três conjuntos de mesas e bancos e o jardim.
De acordo com Lucinéia Morato, 55 anos, profissional de serviços gerais, que mora perto da praça, a comunidade está feliz com as intervenções realizadas. “Está muito bom mesmo, valorizou isso aqui, está muito bacana. As crianças têm onde brincar agora. Antes não era assim, hoje está uma maravilha”, disse ela sobre a praça.
O programa Colorindo o Recife, da Secretaria Executiva de Inovação Urbana, também esteve presente na praça da Rua David Nasser, colorindo uma área de mais de 215 metros com arte urbana. Os 10 murais foram criados a partir da escuta dos moradores e dos artistas envolvidos, que participaram de oficinas e reuniões comunitárias. Os responsáveis por trazer mais cor e vida para o local são os artistas César Éter, Fábio Maia Cartunista, Mila Barros, Gabriel NK, Alado Rufino, Charada, Cardeal, Florim, Luther e Luciano Ferreira. A execução dos serviços do Mais Vida nos Morros na Iputinga contou com a parceria da Emlurb e a celebração pela finalização dos serviços teve o apoio da secretarias de Saúde, Esportes, Turismo, Segurança Cidadã e CTTU.
PROGRAMAÇÃO – Durante a semana, os moradores participaram de uma extensa programação, para celebrar a finalização dos trabalhos na área, e neste domingo não poderia ser diferente. Das 8h às 12h, também na pracinha, uma parceria com a Secretaria de Saúde disponibilizou serviços de aferição de pressão arterial, orientação e distribuição de preservativos masculinos e femininos, vacinação contra a Influenza e o Bora Testar (Teste rápido de Covid). Também esteve na programação uma palestra sobre a importância do cuidado integral à Saúde do Homem, em alusão ao Novembro Azul, distribuição de máscaras, realização de exame de mamografia para mulheres de 50 a 69 anos (é preciso apresentar CPF ou Cartão SUS) e a realização de atividades físicas, por meio da parceria com a Secretaria de Esportes.
Em paralelo às ações de saúde, os moradores também poderão participar de outras atividades. A primeira atração será um aulão de zumba que acontecerá às 9h. Depois, às 10h, a apresentação musical da banda Orquestra dos Bichos promete encantar os meninos e meninas do bairro. Na sequência, a animação fica por conta da apresentação de grupos de animadores culturais.
MAIS VIDA NOS MORROS – Criado em 2016, o Mais Vida nos Morros é uma política pública de inovação e resiliência urbana que reinventa a cidade e combate a desigualdade socioespacial a partir da promoção do desenvolvimento sustentável, do protagonismo comunitário e da promoção de um espaço urbano melhor para as crianças nas 545 comunidades de interesse social do Recife. O programa já atendeu 55 comunidades, beneficiando diretamente mais de 54 mil famílias. Muito além dos números, um dos seus principais resultados é a mudança que vem provocando na relação de crianças e adultos com os espaços urbanos e com o meio ambiente.
Muito além dos números, um dos seus principais resultados é a mudança que vem provocando na relação de crianças e adultos com os espaços urbanos e com o meio ambiente. O programa vem se destacando internacionalmente com reconhecimento da ONU-Habitat, da Child in The City e da Bernard Van Leer Foundation. O programa conta com a parceria da empresa Tintas Coral, através do Movimento Tudo de Cor.