prefeitura-do-recife-entrega-cozinha-comunitaria-em-afogados-requalificada

Prefeitura do Recife entrega cozinha comunitária em Afogados requalificada

Equipamento passa a ofertar 200 refeições por dia e funciona em parceria com a associação dos moradores do bairro. As obras também contaram com apoio do Governo do Estado. Prefeito João Campos esteve no local nesta segunda-feira (19). (Foto: Alessandro Potter/PCR)

A Prefeitura do Recife realizou, nesta segunda-feira (19),  mais uma ação para beneficiar as pessoas que vivem em vulnerabilidade social e insegurança alimentar. Desta vez, foi entregue a Cozinha Comunitária de Gurupé requalificada, em Afogados. O equipamento foi reinaugurado pelo prefeito João Campos com a capacidade de ofertar 200 almoços, de segunda a sexta-feira. Antes da reforma, 60 refeições eram preparadas. A iniciativa reforça o comprometimento do poder público para garantir a Segurança Nutricional e Alimentar (SAN) da população recifense mais vulnerável. 

“Estamos fazendo uma inauguração muito importante de toda a Cozinha Comunitária do Gurupé, que fica em Afogados. Aqui é uma associação comunitária em que funciona a cozinha e Prefeitura e Governo do Estado fizeram essa ação. A Prefeitura ofereceu todo o material para a reforma.  A comunidade entrou com a mão de obra e a Prefeitura e o Governo do Estado compraram os equipamentos para a cozinha, com toda parte para fogão e estrutura frigorífica, mesas e pias que são específicas para cozinha, além de pagar a todos os funcionários para garantir que a comunidade vai ter segurança alimentar”, explicou o prefeito João Campos 

“Toda a comunidade do entorno é cadastrada e quem faz a regulação é a Assistência Social do Recife. Na nossa rede de CRAS e CREAS a gente regula para garantir que as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade serão priorizadas  no fornecimento da alimentação”, acrescentou. 

A Cozinha Comunitária do Gurupé está localizada na Rua do Gurupé, número 253, no bairro de Afogados, na Zona Oeste do Recife. A cozinha funciona há 18 anos e foi resultado do Programa Fome Zero, numa parceria da Prefeitura do Recife e a associação. A gerência do equipamento é de responsabilidade da Secretaria Executiva da Assistência Social do Recife, que custeia a equipe multiprofissional, composta por assistente social, nutricionista, coordenador, cozinheiro e auxiliares de cozinha, além de garantir os insumos necessários para a produção dos alimentos.

A secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas do Recife, Ana Rita Suassuna, pontuou a importância da parceria com a comunidade. “A gente fez a requalificação do espaço junto com a associação, porque é muito importante esse pertencimento. Por exemplo, eles ajudaram na pintura e parte da manutenção e a Prefeitura fez o telhado e entrou com os equipamentos. É muito importante a participação da Prefeitura com a comunidade para que sintam esse pertencimento e a gente possa trabalhar para que se qualifique o atendimento a essa população”, disse.

O objetivo principal do equipamento é atender gratuitamente o público referenciado e assistido pela política pública da Assistência Social. No entanto, 40% dos alimentos preparados podem ser comercializados a preço popular de 5 reais, cujo montante adquirido será utilizado para a manutenção do equipamento. 

Quando a cozinha abriu há 18 anos, a avó de Camila Correia, 22 anos, Dona Maria   ngela, 65 anos, já era usuária do equipamento. São três gerações assistidas com alimentação de qualidade e a jovem reforça a importância do local para a comunidade. “Ter um almoço reforçado é bom demais. Minha avó se alimentou aqui, minha mãe, meus primos, eu…”, conta Camila. Presente de segunda a sexta para almoçar na cozinha comunitária, Rizete da Silva, 57 anos, aprecia a refeição da casa. “Essa cozinha ajuda a muita gente, inclusive a mim. Aqui é tudo certo, a comida é limpa. Depois da pandemia, tudo ficou muito caro”, contou. 

A obra de requalificação foi viabilizada por meio do Programa Tá na Mesa, do Governo de Pernambuco, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude do Estado, que visa a ampliação e melhoria dos equipamentos já existentes. A Prefeitura do Recife forneceu todo o material para a realização dos serviços e a comunidade ajudou com a execução dos trabalhos. Além da melhoria na estrutura física, foram substituídos equipamentos, utensílios, fardamentos. A equipe responsável pelo atendimento passou por uma qualificação com o intuito de garantir a promoção da segurança alimentar e nutricional para a população beneficiada. 

A entrega da requalificação da Cozinha do Gurupé acontece durante a 9ª edição da Jornada de Direitos Humanos do Recife. A Jornada é uma iniciativa municipal que visa promover, do dia 20 de novembro até o dia 10 de dezembro, atividades que fomentam e reafirmam a luta pela Igualdade Racial, aos Direitos da Criança e do Adolescente, das Pessoas Idosas, das Mulheres, das Pessoas com Deficiência, da População LGBTI , entre outros segmentos da sociedade.

About Redação

Veja também

Rosana Melo consolida sua trajetória como um dos principais nomes do mercado imobiliário recifense em 2025

Com mais de 25 anos de atuação, a corretora Rosana Melo @rosanamelocorretora se destaca como …