prefeitura-do-recife-entrega-a-setima-praca-da-infancia-na-madalena

Prefeitura do Recife entrega a sétima Praça da Infância na Madalena

Novo espaço de lazer destinado às crianças fica na esquina da Avenida Visconde de Albuquerque com a Rua Desembargador Luís Salazar, tem área superior a 2 mil m² e recebeu investimentos de R$ 890 mil (Foto: Hélia Scheppa/Prefeitura do Recife)

A Prefeitura do Recife inaugurou, neste sábado (13), a sétima Praça da Infância da cidade, situada na esquina da Avenida Visconde de Albuquerque com a Rua Desembargador Luís Salazar, na Madalena. As obras foram executadas pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), com investimentos de R$ 890 mil, incluindo infraestrutura, brinquedos e demais componentes. 

“Temos que entregar espaços públicos de qualidade na cidade inteira e a Praça da Infância é um símbolo disso. Estamos espalhando esses equipamentos no Recife com um conceito construtivo inédito, desde a parte paisagística, até a iluminação e brinquedos. Estamos vendo as pessoas cada vez mais caminhando, utilizando, brincando e, principalmente, convivendo nos espaços públicos, que é o mais importante”, ressaltou o prefeito João Campos durante a inauguração.

A Praça da Infância da Madalena tem área de 2.035,75 m² e foi criada a partir de uma intervenção paisagística na antiga praça Eça de Queiroz. O projeto potencializa o espaço como lugar de brincadeira para as crianças e ponto de encontro e lazer para os demais públicos, requalificando um espaço já apropriado pela comunidade. Entre os brinquedos instalados no local estão toras em madeira, casa silo, balanço, gira gira inclusivo, pula pula embutido, escorrego e muro escalada.

“Esta praça é pensada, claro, para atender toda a comunidade, mas é estruturada especialmente para atender as crianças. E o time da EMLURB se apaixonou tanto pelo projeto que agora todas as praças, da infância ou não, tem muitos brinquedos para os pequenos. Quando investimos neles, é um investimento no futuro da nossa cidade”, afirmou o secretário Fred Amancio.

A praça é dividida em círculos temáticos conectados por um caminho estruturante que integra a criança com o espaço. O primeiro círculo foi pensado para propiciar o contato próximo entre as crianças e a árvore, formando um espaço de encontro e de sombra no centro, com as casas silo remetem às brincadeiras na casa da árvore. No segundo círculo, os equipamentos propostos permitem que as crianças experimentem os ventos de várias formas, sentindo-os na pele ao se balançar e movimentar. E no último, chamado planta, cria o contato físico entre as crianças, os arbustos e as flores, além de estimular as brincadeiras nas mesinhas. 

Renata Azevedo, 40, mora na Madalena, é mãe de um casal e compartilhou sua visão sobre a Praça da Infância. “Foi bem legal essa praça ser revitalizada, porque os equipamentos estavam bem estragados e a gente não conseguia nem trazer as crianças. E agora a gente tem um lugar ao ar livre reformulado, é muito importante para as crianças brincarem e cada vez mais interagirem com outras crianças dentro da praça” disse ela.

METODOLOGIA – As Praças da Infância estão sendo criadas a partir de uma metodologia que está sendo replicada em toda a cidade, com soluções específicas e em sintonia com o seu entorno. Esse método garante que toda criança recifense tenha acesso às mesmas qualidades proporcionadas por estes espaços. O projeto é elaborado a partir do “Guia de princípios para remodelação das praças para infância”, organizado pela Prefeitura do Recife, visando a requalificação paisagística que assegure a motivação de ações voltadas à inclusão, segurança, liberdade, orgulho e visibilidade das crianças.

Além do equipamento entregue neste sábado na Madalena, as outras Praças da Infância estão na Encruzilhada, no Compaz Miguel Arraes, no bairro de San Martin, no Ibura, na comunidade Entra Apulso e em Tejipió. Também já estão em obras as unidades do Córrego do Morcego, Jardim América e Parque Treze de Maio. 

About Redação

Veja também

teatro-de-santa-isabel-celebra-174-anos-com-shows-gratuitos-neste-fim-de-semana

Teatro de Santa Isabel celebra 174 anos com shows gratuitos neste fim de semana

Sábado e domingo (duas 18 e 19), às 20h e 17h, respectivamente, um dos mais …