prefeitura-do-recife-comeca-a-realizar-acoes-no-mercado-da-encruzilhada,-apos-caso-de-transfobia

Prefeitura do Recife começa a realizar ações no Mercado da Encruzilhada, após caso de transfobia

Um dia após acontecer um caso de transfobia no Mercado da Encruzilhada, na Zona Norte do Recife, em que uma mulher trans foi discriminada após utilizar o banheiro feminino do espaço, a Prefeitura do Recife (PCR) intensificou ações educacionais no local, nesta quinta-feira (20).

A Gerência de Livre Orientação Sexual (Glos), vinculada à Secretaria Executiva de Direitos Humanos da capital pernambucana, fixou adesivos da campanha Recife Sem Preconceito e Discriminação e conversou com comerciantes sobre o caso. 

Em nota enviada pela Secretaria de Defesa Social, Direitos Humanos, Juventude e Política sobre Drogas, a autarquia afirmou que, desde 2013, são feitas campanhas para chamar atenção da sociedade para o respeito às diferenças de gênero, com o intuito de construir uma sociedade mais justa e solidária

Agentes da Prefeitura do Recife colocaram adesivos educativos no banheiro do Mercado da Encruzilhada. Foto: Cortesia

Na última quarta-feira (19), testemunhas presenciaram pessoas que frequentavam o mercado agredirem física e verbalmente a mulher, após ela sair do banheiro.

A violência foi repudiada por comerciantes do local, que publicaram nota nas redes sociais, cobrando ações efetivas do poder público sobe o caso. 

O adesivo, colocado na entrada do banheiro por servidores da Glos, contém a frase: “Trans, cisgênero, hétero, gay, bi, assexual, negro, branco, com deficiência, gordo, magro, alto, baixo, pobre, rico: este banheiro é de todas as mulheres!”.

Segundo a Secretaria, o banheiro masculino também recebeu adesivos equivalentes, parte da campanha Recife Sem Preconceito e Discriminação, iniciada no Carnaval de 2018. A autarquia também garantiu que essas ações são contínuas e devem continuar ao longo dos próximos meses. 

Veja também

About Redação

Veja também

Gestão do povo e para o povo, defende Andréa Medeiros, primeira-dama do Jaboatão

Saúde, Educação, Assistência Social e Cidadania: essas são as áreas que serão fortalecidas no Jaboatão …