prefeitura-do-recife-celebra-centenario-de-paulo-freire-com-programacao-especial

Prefeitura do Recife celebra centenário de Paulo Freire com programação especial

Criador da Pedagogia do Oprimido, Paulo Freire fundou a Rede Municipal de Ensino do Recife sob a gestão de Miguel Arraes e terá semana especial dedicada à sua obra. Prefeito João Campos esteve na Escola de Formação de Professores Paulo Freire (EFER) para marcar o início da semana na manhã desta segunda-feira (20)

Na semana em que se celebra o centenário de Paulo Freire, o prefeito João Campos esteve na Escola de Formação de Professores do Recife Paulo Freire (EFER) e deu início a uma programação especial de homenagens ao educador recifense cuja obra extrapola limites geográficos e territórios afetivos na busca incessante por um mundo mais justo e igual, em que todos tenham acesso à educação e ao compartilhamento de saberes. Primeiro, o gestor municipal conferiu uma exposição com memórias fotográficas e biográficas relacionadas ao homenageado e em seguida descerrou a placa referente ao centenário do professor, na pracinha da escola, que foi revitalizada, e é formada por bancos decorados com dizeres históricos de Paulo Freire. 

“No dia 19 de setembro, nós comemoramos o centenário de Paulo Freire. Paulo Freire, que nasceu no Recife, e foi responsável pela criação da rede municipal de ensino junto ao então prefeito Miguel Arraes de Alencar, que juntos fizeram muito pela educação da nossa cidade, e também pelo Movimento de Cultura Popular. O mundo inteiro reconhece Paulo Freire como o grande patrono da educação, e a gente tem o privilégio de tê-lo como filho do Recife”, comentou João Campos na ocasião. “Ao longo de toda essa semana, a gente vai fazer uma série de atividades promovidas pela secretaria Municipal de Educação para fazer homenagens e lembrar quem foi Paulo Freire. É mais importante do que nunca, a gente relembrar a sua história e fazer o que ele nos ensinou: valorizar a educação, valorizar as pessoas, o conhecimento, o saber. Então, viva Paulo Freire! Que ele possa seguir nos iluminando e nos inspirando a fazer educação pública de qualidade e para todos”, afirmou ele ainda. 

A Semana Paulo Freire, realizada entre esta segunda (20) e a próxima sexta-feira (24), tem como tema  “Cem anos de Paulo Freire: o pensar na educação para além do espaço escolar”. O evento está sendo realizado de forma híbrida, presencial e online, com transmissões gratuitas pelo canal da Secretaria de Educação no Youtube.

No total, serão oferecidas sete palestras e debates gratuitos, que acontecerão, de forma física, na EFER, que fica na Madalena. O local serve de base para as discussões que estão sendo transmitidas em tempo real e prometem reunir grandes nomes da pedagogia local em torno de temas que vão desde a Educação de Jovens e Adultos (EJA), passando pela educação infantil e pelo legado de sua obra (vide serviço). O conteúdo pode ser acessado no seguinte endereço (https://www.youtube.com/c/SecretariadeEducaçãodoRecife).

A exposição de fotografias, no hall de entrada da EFER, foi construída com imagens do Instituto Paulo Freire, projeto Paulo Freire e Memória, Biblioteca Digital Paulo Freire, e dos trabalhos dos fóruns da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Também é formada por imagens que mostram estudantes de diversas escolas da Rede Municipal realizando atividades com base nos ensinamentos de Paulo Freire. “As metodologias e as formas que Paulo Freire trabalhava foram sendo abordadas e transmitidas e transformadas nas escolas. A gente tem desde trabalhos com EJA a trabalhos com as crianças, lembrando o que Freire dizia que amava: as pessoas, a terra, a água, a vida. A questão é transformar conhecimento em aprendizagem a partir daquilo que o aluno conhece. Cada escola trabalhou de uma maneira: uma ouviu a história dele e transformou em poesia, em outra, a professora falou de computadores a partir do que os alunos já sabiam sobre computadores”, explicou a secretária-executiva de gestão pedagógica, Juliana Guedes.

De acordo com o secretário de educação do Recife, Fred Amancio, Paulo Freire está sendo lembrado durante todo o ano nas escolas municipais do Recife. “A gente sempre tem uma temática que deve ser trabalhada pelas escolas durante todo ano. Neste ano, a temática é dedicada aos 100 anos de Paulo Freire pela sua importância para a educação do Recife e para o mundo como um todo. Mas nesta semana, como dia 19 comemoramos o centenário de Paulo Freire, fizemos uma programação que segue com seminários e mesas de diálogos nas escolas”, disse ele. “Uma semana dedicada a não apenas celebrar; esse momento tão importante para a educação do Brasil, já que Paulo Freire é o patrono da educação no Brasil, e também para a nossa rede de educação do Recife, pois ele foi um dos responsáveis pela criação da rede de educação do Recife; mas também de debater o fortalecimento da educação, de reafirmar a importância dos ensinamentos de Paulo Freire, da transformação da educação na vida das pessoas”, finalizou.

Paulo Freire – Fundador da Rede Municipal de Educação do Recife sob a gestão de Miguel Arraes, ao lado de quem também seria fundador do Movimento de Cultura Popular (MCP), Paulo Freire é considerado revolucionário sobretudo por sua metodologia na alfabetização de adultos. Suas práticas pedagógicas de então terminaram levando o pedagogo ao Programa Nacional de Alfabetização, em 1963, a convite do então presidente João Goulart. A meta era ousada: o programa pretendia alfabetizar cinco milhões de brasileiros, que passariam então à condição de eleitores, ampliando o colégio eleitoral brasileiro daquela época em 40%. 

Ao longo de seu exílio devido ao golpe, Paulo Freire implantou sua metodologia em diversos países. Enxergava o alfabetizando enquanto sujeito consciente de suas ações e a alfabetização em si como ferramenta de inclusão e independência. Em 15 anos longe do Brasil, ao qual só pôde voltar em 1979, passou pela Bolívia, expatriou-se com a família no Chile, seguiu a convite da Universidade de Harvard para os Estados Unidos, e, de lá, para Genebra, onde atuou no Conselho Mundial de Igrejas e pôde levar sua experiência para o mundo. Paulo Freire é pedra fundamental no reconhecimento da educação enquanto agente político de transformação social e seus fundamentos fazem parte da Política Municipal de Ensino do Recife, adotada em 2015, que promove a existência de uma escola inclusiva, democrática e justa, com respeito à autonomia e dignidade do ser humano. 

Método

Paulo Freire criou um método de ensino que utilizava palavras do cotidiano e da realidade dos aprendizes, geralmente trabalhadores adultos, para alfabetizá-los.

Para ele, a educação possibilita que o indivíduo compreenda o mundo de forma ampla e consciente, permitindo a construção do pensamento crítico. Nesse sentido, a educação é libertária e cheia de possibilidades.

Sua obra Pedagogia do Oprimido é a terceira mais citada em trabalhos acadêmicos na área de  humanas  em todo o  mundo. Ele também é o brasileiro mais homenageado da história, com pelo menos 35 títulos de Doutor Honoris Causa de Universidades da Europa e América. Em 1986 recebeu da Unesco o Prêmio de Educação para a Paz.

Patrono da Educação

Em 13 de abril de 2012, foi sancionada a Lei nº 12.612, que declara o educador Paulo Freire Patrono da Educação Brasileira. Segundo uma pesquisa envolvendo três estados brasileiros, Paulo Freire é o nome de escola mais comum.

Em 15 de outubro de 2019 (Dia do Professor), a Câmara Municipal do Recife aprovou a Lei Ordinária 199, declarando Paulo Freire Patrono da Educação do Recife. Em 2020 Paulo Freire também passa a ser patrono do Estado de Pernambuco, ano no qual a Assembleia Legislativa de Pernambuco também aprovou Lei que institui 2021 como o Ano Estadual do Educador Paulo Freire. Em 2021, Paulo Freire também é tema do ano letivo escolar da rede de ensino.

SEMANA PAULO FREIRE

Período: De 20 a 24 de setembro 2021

Horários:  Manhã (9h às 11h) ,Tarde (14h30 às 16h30), Noite (19h às 21h)

Local: Escola de Formação de Educadores Professor Paulo Freire- EFER

Canal da SEDUC no Youtube.

Informações gerais sobre o evento: Em virtude da comemoração do centenário do educador Paulo Freire, a Secretaria de Educação do Recife realizará a Semana Paulo Freire, com o tema Cem anos de Paulo Freire: o pensar na educação para além do espaço escolar

Programação

Dia – 20/09   Manhã (9h às 11h)- Abertura Oficial do Evento

                     Frederico Amâncio – Secretário de Educação do Recife

                     Palestrante: Profª Drª Edite Marques de Moura

                    Tarde (14h30 às16h30) – Paulo Freire à Sombra desta Mangueira

                     Palestrantes: Profª Drª Targélia Albuquerque, Profª Ms.Claudia Abreu                   Mediadora: Secretária Executiva – Juliana Guedes

Dia – 21/09 Tarde (14h30 às 16h30) Paulo Freire vai à Escola com o Rio Capibaribe

                     Palestrantes: Profª Drª Mônica Folena, Profª DrªMaria do Carmo Soares

                     Mediadora: Mônica Coelho / Kate Limeira

Dia – 22/09   Tarde (14h30 às16h30) – Humanização e Diálogo na Pedagogia de Paulo Freire

                     Palestrantes: Profª Ms. Nelino Azevedo, Profª Ms. Letícia Rameh

                     Mediadora: Cintia Gonçalves dos Santos

                     Noite (19h00 às 21h00) – Paulo Freire e a Educação de Jovens e Adultos

                     Palestrantes: Profª Drª Fátima Gomes, Profª Formadora Madja Leal

                    Mediadora: Magali Ribeiro

Dia 23/09    Manhã (9h às 11h) Paulo Freire e as infâncias

                    Palestrantes: Profª Drª Lilian Moreira

                    Mediadora: Profª  Edite Marques

Dia 24/09    Tarde (14h30 às 16h30) – Paulo Freire, o homem da “boniteza”, do educar   esperançoso, do verbo”esperançar!”  

                           Palestrantes: Profª  Drª Edite Marques, Profª  Drª Magali Ribeiro

                           Mediadora: Veronica Duarte

About Redação

Check Also

feira-de-artesanato-nossa-arte-completa-cinco-anos-com-programacao-especial

Feira de Artesanato Nossa Arte completa cinco anos com programação especial

Nos dias 09 e 10, das 10h às 18h, no Alto da Sé Publicado por: …

%d blogueiros gostam disto: