Proposta inclui recuperação do passeio público, reparo em trecho do pavimento, melhoria na iluminação, remoção de ponto crítico de lixo, conscientização ambiental, arte urbana e plantio. (Foto: Alessandro Potter/PCR)
A Prefeitura do Recife apresentou, nesta sexta-feira (25), à comunidade do Alto 13 de Maio, no bairro do Vasco da Gama, na Zona Norte do Recife, um projeto para requalificar e transformar uma área com acúmulo de entulhos, através do programa Tá Aprumado. A proposta inclui a recuperação do passeio público, reparo no pavimento, melhoria na iluminação, remoção de ponto crítico de lixo, conscientização ambiental, arte urbana e plantio. O prefeito em exercício, Romerinho Jatobá, destacou a importância da iniciativa.
“A gente acaba de fazer uma reunião aqui na Associação de Moradores do Alto 13 de Maio para apresentar o Tá Aprumado! Aqui a gente tem um ponto crítico de lixo e o Tá Aprumado vai entrar pra dar mais vida a essa área. Então pintura alegre para a comunidade, instalação de corrimão, instalação de jarros de plantas, para preservar aquele espaço. A gente está com o Tá Aprumado em toda a cidade do Recife, o prefeito João Campos lançou esse programa e acertou mais uma vez. E agora o Alto 13 de Maio vai ser contemplado, ampliando as suas áreas de convívio para que os moradores possam aproveitar esse espaço perto da sua moradia”, explicou Romerinho Jatobá.
A apresentação da proposta aconteceu na Associação Comunitária Escola Marcílio Dias, e teve como premissa ouvir as demandas da população. Com o objetivo de reforçar as ações de zeladoria na cidade com a recuperação de áreas degradadas, integração de serviços estruturantes e atividades socioeducativas nas áreas beneficiadas, devolvendo para o cidadão um espaço de convivência comunitária. A iniciativa está sendo realizada em uma parceria entre a Secretaria Executiva de Inovação Urbana e a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb).
O cabeleireiro Fábio Santana, de 50 anos, mora no bairro desde que nasceu e aprova a chegada do Tá Aprumado ao local. “É muito bom, reestrutura o bairro, fica um lugar mais bonito e mais organizado”, afirmou.
A autônoma Amanda Aline, 32 anos, vive no Alto 13 de Maio há 15 anos. Ela concordou com o amigo Fábio e lembrou da importância da contribuição da comunidade na preservação da área. “Achei tudo super interessante, perfeito. Vai melhorar muito, principalmente, em relação a questão do lixo, pois jogam lixo lá. Agora vão ver a placa para não colocar lixo e vão saber que não pode mesmo”, opinou ela.
PROGRAMA – O Tá Aprumado foi lançado em janeiro deste ano e realiza ações de manutenção, pintura, capinação e sinalização, bem como a substituição dos gelos baianos por soluções definitivas. Também promove atividades socioeducativas, plantios e intervenções artísticas nas áreas. Com o objetivo de reforçar as ações de zeladoria na cidade, o programa se divide em dois eixos: recuperação de áreas degradadas e integração dos serviços de zeladoria.
O programa é coordenado pela Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital (SEPLAGTD), e conta com o envolvimento direto da Secretaria de Infraestrutura, por meio da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) e da Secretaria Executiva de Inovação Urbana (SEIURB); e da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento, por meio da CTTU.