prefeitura-do-recife-apresenta-programa-parceria-a-gestores-pernambucanos

Prefeitura do Recife apresenta Programa Parceria a gestores pernambucanos

No início da tarde desta segunda-feira (27), o prefeito do Recife, João Campos, acompanhado de representantes da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), realizou uma visita às obras do Programa Parceria no bairro do Brejo de Beberibe. A agenda, que contou com a presença de prefeitos, deputados e vereadores, teve como objetivo apresentar aos prefeitos de Pernambuco a importância e os benefícios do Programa, colocando a tecnologia do Parceria à disposição dos gestores do Estado para que a iniciativa possa ser replicada em outras cidades.

Durante o encontro, João Campos destacou a importância da cooperação entre os municípios e o impacto do Programa Parceira. “Estamos recebendo hoje, aqui no Recife, prefeitos de várias cidades pernambucanas, amigos e amigas, alguns já com muita experiência na vida pública, outros que estão começando agora, mas que têm compromisso com as suas cidades. Eu diria que o projeto Parceria é um dos programas mais exitosos que eu já conheci e que tem um impacto extraordinário na vida da população. Um programa que foi reconhecido e premiado pela ONU. Então, viemos aqui, em Brejo de Beberibe, compartilhar nossa experiência, mostrar tanto a parte técnica, quanto a parte prática, visitando uma obra já realizada e como essa iniciativa funciona junto aos moradores. De fato, eu desconheço outra cidade no Brasil que tenha esse mapeamento de toda a cidade, com esse grau de informação e ação. Atualmente, priorizamos as obras pelo grau de risco e pelo número de famílias, esse é o nosso critério. Posso afirmar que é um projeto extremamente eficaz e um sucesso, principalmente, para quem tem a obra feita perto de casa”, afirmou o prefeito João Campos.

Em abril deste ano, durante a abertura do 7º Congresso Pernambucano de Municípios, realizado no Centro de Convenções, em Olinda, o prefeito João Campos já havia disponibilizado, por meio da Amupe, a tecnologia do premiado Programa Parceria para todas as prefeituras pernambucanas, visando a replicação do modelo em outras localidades.

Marcelo Gouveia, presidente da Amupe, ressaltou que o Programa da capital pernambucana é uma solução eficiente que pode ajudar outras cidades do Estado na  realização de obras de alto impacto, mas de baixa complexidade e custo. “Essa troca de experiências é muito importante, podemos  compartilhar as boas práticas, saber o que está dando certo e tentar replicar nas nossas cidades. Só temos a agradecer pela disponibilidade do prefeito João Campos em dividir seu conhecimento e capacidade de realização e a todos os prefeitos de Pernambuco que irão se beneficiar desse projeto”, comentou Marcelo Gouveia.

As obras na Rua Campestre, localizadas no bairro do Brejo de Beberibe, já foram concluídas, beneficiando 14 famílias da comunidade. As intervenções incluíram a proteção do talude, melhorias no acesso, drenagem e a colocação de corrimão. Desde 2021, o Programa Parceria já concluiu 2.966 obras, beneficiando 7.267 famílias. Somente em 2024, foram entregues 284 intervenções, com outras 345 obras em andamento. Desenvolvido pela Secretaria Executiva de Defesa Civil (Sedec) como parte da Ação Inverno 2023, o programa realiza obras de infraestrutura em colaboração com a população, fornecendo projeto, material e orientação técnica e social, enquanto a comunidade contribui com a mão de obra.

“Atualmente, o Programa Parceria realiza 1,2 mil obras por ano, um trabalho bastante impactante, que visa reduzir os riscos na comunidade. A gente trabalha em parceria junto com o cidadão. Enquanto fazemos o projeto, o acompanhamento técnico e a entrega do material necessário às obras, a população entra com a mão de obra, trazendo a população pra trabalhar em conjunto com o poder executivo. O que é uma interação bastante interessante porque faz com que a população cuide da obra, que ela tenha mais respeito com com a sua localidade”, afirmou o secretário executivo de Defesa Civil do Recife, Coronel Cassio Sinomar.

Estiveram presentes na visita os prefeitos Marcelo Gouveia (prefeito de Paudalho e atual presidente da Amupe) Ana Célia (Surubim); Luiz Haroldo (Águas Belas); Nadegi Queiroz (Camaragibe); Mariana Medeiros (Cumaru); Sandrinho (Afogados da Ingazeira); Ângelo Ferreira (Sertânia); Josué Mendes (Agrestina); Anchieta Patriota (Carnaíba); Adelmo Moura (Itapetim); Douglas Duarte (Angelim); Cal Volia (Itapissuma); além dos ex-prefeitos Cel Ramos (Gameleira) e Gustavo Adolfo (Bonito). Também compareceram os deputados estaduais Aglailson Victor e Lula Cabral, e as vereadoras Véia de Aprígio e Rita Rodrigues.

PROGRAMA PARCERIA: O Programa Parceria foi a primeira iniciativa do Nordeste a ganhar o Pergaminho de Honra da ONU-Habitat. O prêmio reconhece contribuições extraordinárias na área de assentamentos humanos e habitação, destacando a situação das pessoas que vivem na pobreza, ou que foram deslocados de seus territórios. A premiação inclui também contribuições no campo do desenvolvimento, incluindo a melhoria da vida urbana, o fornecimento de moradias e, com destaque, a atenção aos mais vulneráveis.

About Redação

Veja também

novotel-recife-realiza-processo-seletivo-com-candidatos-captados-pelo-go-recife-e-agencia-de-emprego-do-recife

Novotel Recife realiza processo seletivo com candidatos captados pelo GO Recife e Agência de Emprego do Recife

Na manhã desta segunda-feira (17), 25 mulheres recifenses participaram de processo seletivo para integrar o …