prefeitura-do-recife-anuncia-dez-novas-contencoes-de-encostas-no-aniversario-de-50-anos-da-urb

Prefeitura do Recife anuncia dez novas contenções de encostas no aniversário de 50 anos da URB

Prefeito João Campos fez anunciou durante cerimônia que comemorou metade de um século de existência da Autarquia de Urbanização do Recife e ressaltou o trabalho realizado ao longos dos anos pela empresa

A Autarquia de Urbanização do Recife (URB) chegou aos seus 50 anos de existência com muitos serviços prestados à sociedade civil. Para comemorar a marca, o prefeito João Campos e a presidência do órgão fizeram o anúncio de dez novas obras de contenção definitiva de encostas em áreas de risco da cidade, que iniciam no mês de maio. Também houve o lançamento do selo comemorativo aos 50 anos da URB pelos Correios e a assinatura de um convênio conjunto com a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e a Fundação de Cultura da Cidade do Recife para a produção de um livro de fotografias e imagens de obras realizadas pela URB. O banco de imagens utilizado será da própria Autarquia, realizado pela fotógrafa e servidora da casa Aurelina Moura. 

O evento em comemoração aos 50 anos da URB contou com a apresentação do coral formado pelos servidores da autarquia e apresentação de filmes com uma retrospectiva das ações do órgão nos últimos anos. Foram realizadas homenagens a funcionários e diretorias, além do descerramento da placa comemorativa e corte do bolo pelos 50 anos. “Temos muito a celebrar, mas temos muito mais a conquistar por um Recife mais justo e verdadeiramente democrático. O corpo de funcionárias e funcionários que fazem os 50 anos da URB Recife sabe que a sua história e realizações estão cravadas em cada canto e recanto da cidade”, festeja Luis Henrique Lira, presidente da Autarquia. 

*HISTÓRIA -* A URB é uma Autarquia criada em 7 de fevereiro de 1973. Entre as funções da casa destacam-se a promoção de estudos e projetos de urbanização, execução de obras de edificação e urbanização. Através do seu corpo de funcionários, a empresa materializa intervenções e articulações com a população em todas as regiões da cidade.

Em seu legado, a URB contribuiu com as legislações que definiam o projeto de cidade, como planos diretores e leis de uso e ocupação do solo. Também implementou a primeira lei de iniciativa popular, a lei do Plano de Regularização das Zonas Especiais de Interesse Social, o Prezeis, que consolida as comunidades nos espaços centrais da cidade assentadas nos alagados e no colar de morros que circundam o Recife. 

A URB responde por projetos de urbanização, obras e recuperação dos equipamentos púbicos em várias áreas. Fez a Policlínica do Ibura, a recuperação de patrimônios históricos culturais como o Teatro Santa Isabel, a construção do parque Dona Lindu, a urbanização do pátio de São Pedro, a requalificação da Rua da Aurora, entre outras obras importantes para a cidade. 

Também faz parte do elenco de ações estudos para a desobstrução do trânsito, com a materialização da Via Mangue, viadutos e túneis, como o Augusto Lucena e passarelas simbólicas como a da ZEIS Ilha de Deus. A URB fez a entrega de ciclovias e recuperou 60 km de passeios públicos por meio do Programa Calçada Legal. A previsão é executar aproximadamente 10 quilômetros em 2023. 

As pavimentações de ruas locais dos bairros, ZEIS e morros, encostas, escadarias e programas habitacionais fazem parte das ações da URB. A atenção aos morros foi bastante intensificada, e nos últimos dois anos a Prefeitura do Recife, por meio da URB, vem executando o maior volume de obras de infraestrutura em áreas de morro da história da cidade. Já são 65 obras de encostas entregues à população e mais 41 contenções estão sendo realizadas nos morros da cidade nesse momento. Essas intervenções de grande porte servem para eliminar potenciais pontos de riscos, garantindo a manutenção das moradias das famílias.

“A URB chega aos 50 anos de existência com seus servidores orgulhosos pelo trabalho que marca o coração desta cidade com ousadia, coragem e determinação para reverter as prioridades históricas dos contrastes sociais”, finaliza Luis Henrique.

About Redação

Veja também

Maciel Flores promove a 1ª edição do Natal Solidário, no Sal & Brasa Jardins

O empresário e decorador Maciel Flores, promove nesta terça-feira, 10 de dezembro, a 1ª edição …