prefeitura-do-recife-amplia-vacinacao-infantil-contra-covid-19-para-28-novos-locais

Prefeitura do Recife amplia vacinação infantil contra covid-19 para 28 novos locais

Com a ampliação, as crianças entre 5 e 11 anos vão poder receber os imunizantes, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, em Unidades Básicas Tradicionais (UBTs) e Policlínicas da cidade.(Foto: Ikamahã/Secretaria de Saúde do Recife)

A partir da próxima segunda-feira (25), a Prefeitura do Recife vai ampliar a vacinação infantil contra covid-19 para 28 novos locais da capital. Com a ampliação, as crianças entre 5 e 11 anos vão poder receber os imunizantes, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, em Unidades Básicas Tradicionais (UBTs) e Policlínicas da cidade. O Centro de Vacinação Infantil da UFPE, na Cidade Universitária, seguirá funcionando, de domingo a domingo, das 7h30 às 18h30. Em todos os pontos é necessário fazer o agendamento pelo site  ou aplicativo do Conecta Recife.

Até o momento, a capital pernambucana vacinou 98.152 crianças entre cinco e 11 anos contra covid-19 – o que representa 61,51% de cobertura vacinal para primeira dose. Outras 30.027 receberam a segunda dose, representando 18,82% do grupo que completaram o esquema vacinal na cidade. Segundo estimativa do Ministério da Saúde, baseada no IBGE, o município tem 159.558 crianças nessa faixa etária.

Para acelerar a imunização deste grupo, a Prefeitura do Recife criou, por iniciativa própria, estratégias de vacinação infantil, como o Parquinho da Vacina e a vacinação itinerante infantil, que leva a vacina para as comunidades da capital sem necessidade de agendamento. Além disso, a Secretaria de Saúde do Recife, em parceria com a Secretaria de Educação do município, realizou, entre fevereiro e março, a vacinação do público infantil nas escolas da Rede Municipal de Ensino.

Os pais ou responsáveis devem estar presentes no momento da vacinação e munidos de documento de identificação do adulto e da criança, além do comprovante de residência do Recife. Em caso de ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deve ser autorizada por um termo de consentimento por escrito. Para esses casos, além do termo de autorização, a pessoa que for acompanhar a criança deve levar documento que comprove a relação de parentesco, bem como o documento da criança e o comprovante de residência.

Os profissionais que farão aplicação das vacinas passaram por treinamento e estão devidamente capacitados para realizar este serviço. As crianças poderão receber a vacina Coronavac (somente aquelas a partir dos seis anos) ou a do fabricante Pfizer, que foi criada especificamente para o público infantil a partir dos cinco anos de idade. É importante destacar que a vacinação das crianças deve cumprir um intervalo de 15 dias (antes ou depois) entre as demais vacinas do calendário de imunização do público infantil. 

No Recife, a vacinação infantil conta com um cartão de vacinação especial para esse público. No dia da vacinação, as crianças também ganham um Certificado de Criança Super Vacinada, uma forma de estimular a garotada na hora da aplicação da vacina. No Certificado, o MC Gotinha ostenta uma capa de super-herói e o documento traz dizeres de incentivo, em linguagem jovem e contemporânea. A criança também ganha um livro de literatura infantil, do programa de incentivo à leitura da Secretaria de Educação do município.









About Redação

Veja também

Rosana Melo consolida sua trajetória como um dos principais nomes do mercado imobiliário recifense em 2025

Com mais de 25 anos de atuação, a corretora Rosana Melo @rosanamelocorretora se destaca como …