prefeitura-do-recife-amplia-vacinacao-contra-meningite-e-hpv

Prefeitura do Recife amplia vacinação contra meningite e HPV

A vacina meningocócica ACWY (conjugada) foi ampliada para os adolescentes não vacinados entre 11 e 14 anos de idade; já a vacina contra HPV passa a ser aplicada para meninos de 9 a 14 anos. (Foto: Ikamahã/Secretaria de Saúde do Recife)

A Prefeitura do Recife ampliou a vacinação contra meningite e HPV nas mais de 150 salas de vacina da Rede Municipal. A partir de agora, a vacina meningocócica ACWY (conjugada) passa a ser disponibilizada para os adolescentes não vacinados entre 11 e 14 anos (antes, era ofertada para pessoas de 11 e 12 anos), enquanto que os meninos de 9 a 14 anos deverão receber a vacina contra o HPV (até então, apenas garotos de 11 a 14 anos poderiam tomar o imunizante).

Para teacesso ao imunizante, esses públicos devem procurar uma das salas de vacina do município (a lista completa dos locais pode ser conferida aqui), que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Para agilizar a vacinação, a Secretaria de Saúde do Recife recomenda que os usuários levem um documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão SUS ou CPF .

A ampliação dos públicos aptos a receber as vacinas foi recomendada pelo Ministério da Saúde (MS). Segundo o MS, os adolescentes e adultos jovens são os principais responsáveis pela manutenção da circulação da doença meningocócica, por isso é necessário ampliar a vacinação para que haja uma diminuição do número de portadores da bactéria na nasofaringe. A vacina conjugada meningocócica ACWY deverá ser ofertada temporariamente para os adolescentes não vacinados entre 11 e 14 anos, até junho de 2023. 

Já a vacina que protege contra o HPV (Papilomavírus humano) foi ampliada de forma fixa para os meninos de 9 a 14 anos – as meninas na mesma faixa etária já recebem o imunizante. Dessa forma, as crianças e adolescentes contemplados nesses grupos devem receber duas doses do imunizante. A vacina protege contra doenças causadas pelos mais de 100 tipos do vírus HPV, que podem causar câncer, principalmente do colo do útero e ânus. Em 2021, foram registrados 68 óbitos por câncer de colo do útero no Recife. Até junho deste ano, a cidade já soma 32 mortes causadas pela doença. 

DOENÇAS – A meningite é uma inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro. A doença é causada, principalmente, por bactérias ou vírus e nem todas são contagiosas ou transmissíveis. Embora pessoas de qualquer idade possam contrair meningite, as crianças menores de 5 anos são mais atingidas. A meningite meningocócica é causada por uma bactéria, o meningococo, e é contagiosa. 

A transmissão da meningite ocorre através da fala, tosse, espirros e beijos, passando da garganta de uma pessoa para outra. Os principais sintomas são febre alta, dor de cabeça forte, vômitos, rigidez no pescoço, manchas na pele e moleza. Existem 13 sorogrupos identificados de N. meningitidis, porém os que mais frequentemente causam doença são o A, o B, o C, o Y e o W135.

O HPV é um vírus que infecta pele ou mucosas (oral, genital ou anal), tanto de homens quanto de mulheres, provocando verrugas nas regiões genitais e do ânus, e câncer, a depender do tipo de vírus. É uma infecção sexualmente transmissível (IST) que, muitas vezes, não provoca sintomas. A vacina é a forma mais eficaz de prevenir a doença. Além disso, o uso do preservativo (camisinha) masculino ou feminino nas relações sexuais é outra importante forma de prevenção do HPV.

About Redação

Veja também

Rosana Melo consolida sua trajetória como um dos principais nomes do mercado imobiliário recifense em 2025

Com mais de 25 anos de atuação, a corretora Rosana Melo @rosanamelocorretora se destaca como …