prefeitura-do-recife-abre-matricula-para-estudantes-novatos-na-rede-municipal-de-ensino-a-partir-desta-terca-feira-(7)

Prefeitura do Recife abre matrícula para estudantes novatos na Rede Municipal de Ensino a partir desta terça-feira (7)

Para o ano letivo de 2024 estão sendo oferecidas 22.378 vagas; inscrições para estudantes novatos seguem até o dia 7 de dezembro



Com mais de 22 mil vagas disponíveis para o ano letivo de 2024, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, inicia às 8h desta terça-feira (7) as inscrições de matrículas para estudantes novatos que desejam ingressar na Rede Municipal de Ensino da cidade. As inscrições seguem até o dia 7 de dezembro e devem ser feitas exclusivamente pela internet, através do site www.matriculaonline.recife.gov.br. As vagas irão contemplar a Educação Infantil, Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Finais) e Educação de Jovens e Adultos. Atualmente, a Rede Municipal de Ensino do Recife conta com aproximadamente 100 mil estudantes distribuídos em escolas e creches em todas as regiões da capital pernambucana. As inscrições para o ano letivo de 2024 também poderão ser feitas no Portal da Educação ou no Conecta Recife.

Para o ano letivo de 2024, estão sendo ofertadas 22.378 vagas para estudantes novatos, quatro mil novas vagas em relação ao ano anterior, um acréscimo de mais de 20%. Desse montante, 11.271 são para a Educação Infantil, 6.427 para Anos Iniciais, 1.339 para Anos Finais e 3.341 na EJA. É importante reforçar que, para a realização da matrícula, será obrigatório utilizar o CPF do estudante. Só com essa informação no ato da inscrição é que será possível concorrer a uma vaga nas 370 escolas e creches da rede municipal.

Um dos principais focos da atual gestão está no aumento das vagas em creches, grande pedido da população. Visando contemplar mais crianças, a Prefeitura do Recife lançou, em 2021, o programa Infância na Creche, com o objetivo de dobrar o número de vagas nessa faixa etária com a construção de novas unidades, ampliação de creches existentes e implantação de unidades em parceria com instituições sem fins lucrativos. Com isso, já foi possível ter um aumento de aproximadamente 70% no número de vagas, saindo de 6.439 em 2020 para 10.932 em 2023. A iniciativa é o maior investimento em ampliação de vagas em creches da história da cidade do Recife e, até o final de 2024, serão investidos mais de R$ 150 milhões para a criação de novas oportunidades nesta etapa de ensino.

Uma das novidades deste ano do processo de matrícula na Rede Municipal do Recife é que, para auxiliar os pais ou responsáveis que não possuem acesso à internet, serão implantados 12 polos de apoio especial espalhados por toda a cidade, com equipamentos e agentes de apoio, profissionais que ajudarão a população no momento da inscrição. Além disso, 29 escolas e 13 Unidades de Tecnologia na Educação (UTECs) também funcionarão como polos com computadores para serem utilizados para a realização da matrícula dos novatos. Os endereços e nomes dos pontos de apoio estarão disponíveis no Portal da Educação do Recife ou no Conecta Recife.

Outro recurso adotado pela Secretaria de Educação do Recife para facilitar esse acesso é a “Caravana da Matrícula”, que contará com os caminhões itinerantes da Primeira Infância presente em diferentes locais da cidade, com equipamentos e pessoal autorizado para dar suporte à população nesse cadastro.

Após a realização do cadastro de matrícula, é importante ficar atento ao próximo passo. O responsável pelo estudante novato precisará realizar a “aceitação da vaga” da escola ou creche selecionada. A confirmação poderá ser feita via WhatsApp – para os que informaram um número de celular válido no ato da matrícula, ou acessando o próprio site da matrícula online para realizar a validação.

A última etapa do processo será a efetivação das matrículas, realizada entre os dias 4 e 15 de janeiro, diretamente na escola escolhida. Para a confirmação da matrícula do estudante novato, os pais ou responsáveis devem apresentar CPF do estudante, cópia da certidão de nascimento, cópia da carteira de vacinação, cópia do cartão do SUS, cópia do comprovante de residência atualizado e com o CEP, cópia do NIS do estudante, duas fotos 3×4 recentes e iguais, documento de transferência da unidade educacional de origem, comprovante do tipo sanguíneo e do fator RH do estudante e documentos comprobatórios das condições complementares informadas no ato de inscrição.

Em caso de dúvidas, o serviço de atendimento telefônico estará disponível através do 0800.200.6565. O canal funcionará de segunda a sábado, das 8h às 17h, até o dia 15 de janeiro.

Confira os polos especiais que contarão com agentes de apoio para auxiliar a população:

Prefeitura do Recife

Compaz Ariano Suassuna (Cordeiro)

Compaz Dom Hélder Câmara (Joana Bezerra)

Compaz Miguel Arraes (Caxangá)

Escola Municipal em Tempo Integral Reitor João Alfredo (Ilha do Leite)

Escola Municipal Mario Melo (Campo Grande)

Escola Municipal Karla Patrícia (Boa Viagem)

Escola Municipal em Tempo Integral Maria Sampaio (Cohab)

Escola Municipal Santa Luzia (Cordeiro)

Escola Municipal Rozemar de Macedo Lima (Casa Amarela)

Escola Municipal Diácono Abel Gueiros (Macaxeira)

Confira o cronograma dos caminhões itinerantes da Primeira Infância:

07/11 a 10/11: Praça da Infância (Encruzilhada) e Prefeitura do Recife (8h às 17h)

13/11 a 17/11: Parque da Macaxeira e Praça do Trabalho (Casa Amarela)  (8h às 17h)

20/11 a 24/11: Praça do Rosário (Várzea) e Praça Noel Rodrigues (San Martin) (8h às 17h)

27/11 a 01/12: Geraldão (Imbiribeira) e Unidade de Saúde da Família Bernard Van Leer (Brasília Teimosa)  (8h às 17h)

04/12 a 07/12: Praça do Rosário (Várzea) e Praça Noel Rodrigues (San Martin) (8h às 17h)

About Redação

Veja também

novotel-recife-realiza-processo-seletivo-com-candidatos-captados-pelo-go-recife-e-agencia-de-emprego-do-recife

Novotel Recife realiza processo seletivo com candidatos captados pelo GO Recife e Agência de Emprego do Recife

Na manhã desta segunda-feira (17), 25 mulheres recifenses participaram de processo seletivo para integrar o …