prefeitura-do-paulista-realiza-semana-do-meio-ambiente-e-concurso-de-fotografia

Prefeitura do Paulista realiza Semana do Meio Ambiente e concurso de fotografia

Inspirada na Organização das Nações Unidas (ONU), de 5 a 10 de junho, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Tecnologia e Meio Ambiente do Paulista promove a Semana do Meio Ambiente com a temática “Uma só Terra”. Durante o evento, o município também realiza o I Concurso de Fotografia “Olhares Ambientes do Paulista”


 


O concurso tem como objetivo destacar a biodiversidade existente valorizando a fauna e flora. Os avaliadores irão observar os registros fotográficos de espécies nativas da Mata Atlântica, vegetais, animais e paisagens naturais diversas como área de mata, manguezais, praias, rios entre outras. 


 


As inscrições para o concurso começam a partir deste sábado (14) até o dia 22 de maio, por meio do Instagram {confira como se inscrever no final da matéria}


 


A Semana de Meio Ambiente é coordenada pelo Núcleo de Sustentabilidade Urbana (NSU), da Secretaria Executiva de Meio Ambiente (Sema). O evento será realizado a partir de atividades presenciais e remotas que possam sensibilizar diferentes públicos dentro do município, abordando um potencial com a discussão global sobre a relação do homem com a natureza. 


 


Lançada pela ONU, a temática “Uma só Terra” propõe uma reflexão sobre a interação entre humanos e não humanos, discutindo a potencialidade dessa relação em afetar diferentes modos do planeta. Serão abordadas as ações do Projeto de Monitoramento e Conservação das Tartarugas Marinhas e Combate ao Lixo no Mar. 


 


Ano passado, o NSU deu um passo significativo para a consolidação do Projeto de Monitoramento e Conservação das Tartarugas Marinhas, conquistando a autorização do ICMBIO/ SISBIO. Mais de 30 ninhos foram monitorados e mais de 1.000 filhotes de tartarugas de diferentes espécies chegaram ao mar na costa de Paulista


 


“O município durante a Semana do Meio Ambiente pretende fortalecer os saberes populares e práticas ecológicas desenvolvidas por diferentes grupos da sociedade civil”, destacou Silvio Botelho, coordenador do NSU. 


 


Concurso de fotografia


 


Para participar, o candidato precisa seguir as redes sociais as contas @sema_paulista e @paulista.tartarugasmarinhas no Instagram; postar apenas uma fotografia no feed do seu perfil na rede social para concorrer; informar na legenda: título da foto, nome completo do autor ou da autora, local onde foi realizada a fotografia e adicionar a hashtag: #olharesambientaisdopaulista; e marcar @sema_paulista na postagem, para que seja efetivada a inscrição. 


 


Para concorrer à premiação do concurso, o inscrito deve ter o perfil aberto do momento da inscrição da fotografia até a divulgação do resultado final


 


No dia 6 de junho, os três primeiros colocados receberão troféu e um kit personalizado durante a abertura da Semana do Meio Ambiente. As fotos ganhadoras serão divulgadas durante o evento e nas redes sociais da prefeitura. 


 


Para conferir como será o processo seletivo para o concurso, os interessados podem acessar o site da Prefeitura do Paulista

 


Confira a programação da Semana de Meio Ambiente


 


5 de junho


8h às 11h – Mutirão de limpeza em Enseadinha e lançamento de carta aberta para criação de Santuário das Tartarugas Marinhas em Paulista


 


6 de junho


8h às 10h – Mesa de abertura: Prefeito Yves Ribeiro, secretários, e coordenador do NSU e fala de Bruna Maldonado, analista ambiental da Sema – Paulista sobre a história do NSU.


10h às 10h30 – Premiação do concurso de fotografia


10h30 às 12h – Abertura da Exposição de Fotografias do NSU


14h30 às 15h30 – Live autorização SISBIO – Monitoramento e Manejo de Tartarugas Marinhas no Brasil (Kelly Bonach, analista Ambiental do ICMBio. Mediação de Bruna Maldonado.


 


7 de junho


8h às 8h30 – Exibição dos vídeos ambientais (Peixe-boi e tartaruga)


8h30 às 9h20 – Palestra da pesquisadora Guilia Bertotti “Tartarugas Marinhas em Pernambuco”


9h20 às 9h50 – Debate


9h50 às 10h10 – Intervalo


10h10 às 10h10 – Fala da equipe sobre o Projeto Monitoramento e Conservação das Tartarugas Marinhas e a importância de preservar a área costeira do município.


10h30 às 10h50 – Apresentação do Projeto de Conclusão de Curso “Aplicativo Tartarugas”, de Gabriel Silva (IFPE).


10h50 às 11h20 – Debate


Estande CEFOMP


Exposição científica sobre bioeconomia


Exposição científica Ciência do Solo


 


8 de junho


8h às 9h – Exposição Museu do Solo.


9h às 9h50 – Palestra “Uma só Terra”, uma visão ampla sobre o solo.


9h50 às 10h20 – Debate


10h20 às 11h20 – Exposição Museu do Solo


Estande CEFOMP


Exposição científica sobre bioeconomia


Exposição científica Ciência do Solo


Exposição de Fotografias do NSU


 


9 de junho


8h às 12h


Exposição ou apresentação PetEcologia


Exposição LIAR


Estande CEFOMP


Exposição científica sobre bioeconomia


Exposição científica Ciência do Solo


Exposição de Fotografias do NSU


 


10 de junho


8h às 12h


Estande Projeto Bolhas (GreenGirl) e finalização da campanha de coleta de óleo.


Estande CEFOMP


Exposição Museu de Eletrônicos


Exposição Exsicatas


Exposição científica sobre bioeconomia


Exposição científia Ciência do Solo


Exposição de Fotografias do NSU

Veja também

About Folha de Pernambuco

Veja também

ramal-curado/cajueiro-seco-do-metro-volta-a-funcionar-apos-falha-mecanica-em-vlt

Ramal Curado/Cajueiro Seco do metrô volta a funcionar após falha mecânica em VLT

Após falha mecânica em Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), que gerou transtornos e demora na Linha Diesel …

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: