prefeitura-do-jaboatao-e-ipa-realizam-mutirao-para-facilitar-acesso-de-pescadores-a-politicas-publicas

Prefeitura do Jaboatão e IPA realizam mutirão para facilitar acesso de pescadores a políticas públicas

Foto: Chico Bezerra/PMJG

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, em parceria com o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), realizou, nesta terça-feira (20), um mutirão para inserir os associados à Colônia de Pescadores Z-25, em Candeias, no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). Durante a ação, foram distribuídos 60 CAFs, documento essencial para acesso a diversos benefícios públicos. A iniciativa integra o Programa Jaboatão Rural, dedicado a promover mais autonomia e qualidade de vida para agricultores familiares e pescadores artesanais do município, que já distribuiu 291 documentos e tem outros 60 em andamento.

O CAF é o registro de identificação que garante o acesso a benefícios ofertados por políticas públicas de incentivo à produção agrícola familiar, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), Seguro da Agricultura Familiar (SEAF), Programa de Garantia de Preços da Agricultura Familiar (PGPAF), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Auxílio emergencial financeiro, entre outros. 

A prefeitura já realizou outros mutirões para emissão do CAF para agricultores e pescadores do município, beneficiando mais de 300 pessoas. O prefeito Mano Medeiros destacou  a importância da ação. “Reconhecer e apoiar a agricultura familiar e a pesca artesanal é fundamental para o desenvolvimento sustentável da região. Nós temos o compromisso em continuar promovendo ações que beneficiem esses setores, visando melhorar as condições de vida desses  trabalhadores  e fortalecer a economia local”, comentou.

O presidente da Colônia de Pescadores do Jaboatão dos Guararapes – Z25, Marcos Antônio da Silva, ressaltou a relevância da iniciativa para os pescadores. “Este documento é muito importante para nós, pescadores, pois facilita o acesso a benefícios essenciais, como empréstimos e outros direitos. A realização desta ação aqui na colônia, em parceria com a prefeitura e o IPA, tornou mais acessível para os pescadores a obtenção do CAF”, comemorou.

20/02/2024 às 20:50 – Da assessoria para o Blog do Andros

About Redação

Veja também

jaboatao-dos-guararapes-recebe-mutirao-gratuito-de-atendimento-juridica-neste-sabado-(13)

Jaboatão dos Guararapes recebe mutirão gratuito de atendimento jurídica neste sábado (13)

Divulgação Neste sábado, 13 de abril, o Centro Universitário Estácio Recife realiza um mutirão de …