O município do Jaboatão dos Guararapes é um dos principais destinos das tartarugas-marinhas todos os anos, na época da desova, e, dentro de 90 dias, passará a contar com o Espaço Tartaruga. A estrutura será montada na praia de Piedade, numa parceria entre a Prefeitura do Jaboatão e a empresa Orizon Valorização de Resíduos, com apoio do Tamar/ICMBio. O projeto foi apresentado nesta quinta-feira (24) pelo prefeito Anderson Ferreira, no Complexo Administrativo, e será mais um atrativo turístico para a cidade.
O Espaço Tartaruga terá 1.200 metros quadrados, num investimento de aproximadamente R$ 400 mil, e contará com soluções sustentáveis, como a instalação de containers pré-fabricados, telhado verde com vegetação, captação de águas pluviais, uso de solo permeável, sala de audiovisual, bicicletário e piscinas para os cuidados dos animais que chegarem à praia com debilidades ou ferimentos. O local irá oferecer acesso gratuito e ainda abrigará exposições, fotografias, palestras sobre a vida marinha e educação ambiental.
O funcionamento será de terça-feira ao domingo, das 10h às 17h. A prefeitura contratará todos os profissionais como biólogos, veterinários e instrutores técnicos, e a Orizon Valorização de Resíduos cuidará da manutenção da estrutura. “Jaboatão tem um dos maiores berçários de tartarugas-marinhas do litoral de Pernambuco, por isso estamos muito felizes em poder proporcionar à população um local tão completo. O Espaço Tartaruga vai contemplar a educação, turismo, economia e lazer. Não vamos cobrar pela visitação, permitindo um grande acesso às informações de educação ambiental. Nossa meta é receber 10 mil de pessoas por mês”, afirmou o prefeito Anderson Ferreira, no ato de lançamento.
Gerente-operacional do Ecoparque Candeias, Fábio Zorzi representou a Orizon Valorização de Resíduos no lançamento do projeto. “Somos uma empresa que se preocupa em proteger o meio ambiente e a saúde da população e, como responsáveis pelo Ecoparque Candeias, temos o cuidado de pensar em projetos que tragam benefícios para a região”, disse.
O comandante da Capitania dos Portos, Frederico Medeiros, participou do evento e ressaltou a importância de um empreendimento desse porte. “É um projeto importante que vai ao encontro da prevenção à poluição hídrica. Se trata de um pioneirismo e a Marinha será uma parceira porque é mais uma oportunidade de ensinar a importância do mar. Jaboatão deu um grande passo com esse projeto”, destacou.
A orla do Jaboatão chega a ter 35 ninhos de tartarugas-marinhas na temporada de desova e mais de três mil filhotes nascem nas praias de Piedade e Candeias. Todo cuidado é tomado pela prefeitura, através do Núcleo de Monitoramento de Animais Marinhos e Silvestres (Moamas) e do Grupamento de Apoio ao Meio Ambiente (Gama), da Secretaria-executiva de Bem-estar Anima. Os ninhos são catalogados e protegidos e a soltura dos filhotes é feita sob orientação da equipe do Moamas. As espécies que desovam nas praias do município são a oliva, cascuda, verde e pente.