Prevenção e planejamento. Estas são as estratégias traçadas pela prefeita do Ipojuca, Célia Sales, para a área de Saúde. De acordo com a secretária de Saúde do Ipojuca, Manúcia Medeiros, foi atendendo ao pedido da prefeita que a Secretaria de Saúde conseguiu imunizar 89,6% do grupo prioritário contra a gripe. “Muito antes do surto de gripal e de H3N2 nós já estávamos realizando mutirão de vacinação contra a gripe junto da campanha de imunização contra a COVID. Por isso avançamos tanto”, contou a secretária.
Por causa deste planejamento, não há aglomerações nos locais de vacinação nem falta de vacina. Também temos feito campanhas constantes com o apoio da Secretária de Comunicação de conscientização sobre higienização. O primeiro é a continuidade dos hábitos de higiene, como o uso de máscara, lavar as mãos e manter o distanciamento social.
Se o cidadão tiver sintomas leves, a recomendação é fazer isolamento por sete dias para evitar contaminar outras pessoas, procurar ter uma alimentação leve e saudável, ingestão de líquidos como água e sucos e uso de medicação que seja prescrita pelo médico.
Segundo a secretária de Saúde a orientação é procurar o Posto de Saúde da Família (PSF) e policlínicas mais próximo da residência, que é a porta de entrada dos usuários aos serviços de saúde, e funcionam de segunda a sexta das 8h às 16h. “A ida até uma unidade de emergência como a UPA só deve acontecer em casos mais graves, pois o nosso objetivo é evitar aglomeração dessas unidades”, destacou a secretária. Os principais sintomas da síndrome gripal são febre, dor de cabeça, coriza no nariz, tosse, dores no corpo, dor de garganta e calafrio. O último boletim (04/01) registrou 84 casos de H3N2.
Testagem COVID – Mesmo com a recomendação do Estado de não promover testagem em pessoas com casos leves para identificar a H3N2, a Prefeitura continua com a realização de exames para verificar se o paciente está com a COVID-19, que possui sintomas parecidos. Em casos descartados, a pessoa já é identificada como síndrome gripal.
Confira os locais com testagem para a COVID-19:
– Unidade móvel ao lado da Upa de Porto de domingo a domingo das 7h às 14h
– Policlínica Porto de Galinhas de segunda à sexta das 12h às 14h
– No CTA (mesma rua da Sec. de Assistência Social) de segunda à sábado das 8h às 14h
– Na Policlínica de Camela de segunda à sexta das 8h às 10h
– Na UPA de Serrambi de segunda à sexta das 9h às 11h
– Na Policlínica Maria das Graças, em Nossa Senhora do Ó, nas segundas, quartas e sextas das 11h às 13h e nas terças e quintas-feiras das 12h às 14h
crédito das fotos: Marly Ribeiro / Secom Ipojuca