prefeitura-de-olinda-realiza-1a-mostra-de-robotica-da-rede-municipal   

Prefeitura de Olinda realiza 1ª Mostra de Robótica da Rede Municipal   

Evento estimulou o desenvolvimento do raciocínio lógico e da criatividade dos alunos através da robótica

Publicado por: Redação da Secom, em: 06/07/23 às 17:21

Estudantes de escolas públicas de Olinda participaram, nesta quinta-feira (07), da 1ª Mostra de Robótica da Rede Municipal, que aconteceu no Espaço Patteo é Show, no 1º andar do Shopping Patteo. Foram cerca de 180 alunos, de cinco escolas de Olinda, expondo as experiências vivenciadas em sala de aula como desafios, criações e raciocínio lógico. O evento seguiu até às 16h30 e foi aberto ao público. O projeto tem a parceria com da First Lego League, na Temporada Cargo Connect.

A mostra reuniu alunos de 3 a 10 anos, do Grupo IV ao 5° ano e contou com a presença do prefeito, Professor Lupércio, e da secretária municipal de Educação, Edilene Soares. As primeiras unidades de ensino contempladas com o método pedagógico foram as Escolas Dom João Crisóstomos (Monte), Professor Marcolino Botelho (Salgadinho), Mizael Montenegro (Casa Caiada), Dona Brites de Albuquerque (Bairro Novo) e a Maria José dos Prazeres (Caixa D’Água).

Os visitantes puderam conferir de perto as diferentes criações dos alunos, realizadas com Legos e robótica. Dentre os temas trabalhados estão: Segurança no Transporte de Produtos, Centro de Triagem, Meio de Transporte, Olinda Mais Pontes, entre outros. Cada projeto demonstrou o esforço e a criatividade dos jovens estudantes.

“Quando recebemos a proposta desse projeto nós o abraçamos e trabalhamos com os alunos para que pudessem acontecer o quanto antes. É um processo muito importante e de bastante aprendizagem. Esse trabalho ajuda no desenvolvimento do raciocínio lógico, criatividade, habilidade em equipe, coordenação motora” explicou a professora Marinil de Barreto, da Escola Maria José dos Prazeres.

Para a coordenadora da Divisão de Tecnologia Educacional da Secretaria de Educação de Olinda, Noeme Sousa, a ideia é fazer com que esses alunos desenvolvam habilidades para além da montagem das peças e auxiliem na formação do processo criativo de cada um deles.

O estudante Mikéas Pietro da Silva, de 6 anos, era um dos mais empolgados da exposição. Com desenvoltura explicava para o público presente cada passo da construção das peças montadas pela equipe em que ele fez parte. “A montagem dos legos me ajudou a entender melhor as tarefas que a professora passa para gente na sala de aula”, revelou.

Estudante Mikéas Pietro, de 6 anos

A Srª Judite Lucena estava passeando pelo centro de compras e resolveu conferir a exposição. Ela estava com a neta, Beatriz Vasconcelos, de 8 anos, que gostou do que viu. “É legal porque eles aprendem brincando e brincam e aprendendo”, falou sorridente.

A 1ª Mostra de Robótica da Rede Municipal foi uma conquista das escolas que foram submetidas a um edital da First Lego abordando a importância de trazer essa metodologia inovadora para sala de aula, onde os alunos tivessem acesso a materiais ricos em ludicidade, inventividade e criatividade. Eles passaram por vários processos de conhecimento como separação de objetos de triagem, programação de equipamentos de comando dos robôs, além de aprender os conceitos que foram trabalhados dentro dessa temporada.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Olinda

About Redação

Veja também

Novo duelo entre Lula Cabral e Keko do Armazém para presidente da Câmara do Cabo de Santo Agostinho

A política do Cabo de Santo Agostinho vive mais um capítulo de embate entre dois …