Reconhecimento foi concedido em virtude do curso de imersão sustentável com tijolos ecológicos na comunidade do Coque, no bairro da Ilha Joana Bezerra, que promoveu capacitação e conscientização dos moradores por meio da sustentabilidade (Foto: Uenni/PCR)
O programa Mais Vida, realizado pela Prefeitura do Recife por meio da Secretaria Executiva de Inovação Urbana, recebeu o Troféu Construtores da Cultura de Paz em uma cerimônia realizada na noite desta quinta-feira (20), no Teatro Santa Isabel. A 13ª Edição do Espiritoartelidade homenageou pessoas e instituições que se destacam por suas ações em prol da coletividade, promovendo uma cultura de inclusão e transformação social. O reconhecimento do Mais Vida veio em virtude de uma ação transformadora promovida pelo programa na comunidade do Coque, situada no bairro da Ilha Joana Bezerra.
Reconhecido por suas iniciativas inovadoras em prol da coletividade e sustentabilidade, o programa Mais Vida promoveu uma ação transformadora ao oferecer um curso de imersão sustentável com tijolos ecológicos para os moradores da comunidade, em parceria com a Engenharia Santa Rosa. Além de conscientizar a população sobre a importância do descarte adequado dos resíduos de construção civil, o programa capacitou os moradores para reciclar esses materiais e criou mobiliários urbanos, como bancos, mesas e jardineiras, destinados ao uso coletivo e ao benefício da própria comunidade.
A secretária executiva de Inovação Urbana, Flaviana Gomes, expressou sua imensa satisfação ao receber o prêmio, afirmando: “Receber esse troféu é uma honra e motivo de grande alegria e orgulho para todos os envolvidos nesta ação do programa Mais Vida. Um agradecimento especial a cada um dos moradores e moradoras da comunidade do Coque, que abraçaram essa iniciativa com entusiasmo e dedicação, tornando esse sonho realidade. Também não poderíamos deixar de agradecer à Engenharia Santa Rosa, Ciclo Ambiental e Cimento Forte, por acreditarem na importância dessa ação e caminharem conosco nessa jornada de transformação social. Continuaremos empenhados em promover uma cultura de inclusão, sustentabilidade e paz em nossas comunidades”, concluiu a secretária executiva, com entusiasmo.
Na cerimônia de premiação, quatro moradoras do Coque tiveram a oportunidade de subir ao palco, acompanhadas por Flaviana Gomes e a CEO da Engenharia Santa Rosa, Joedy Santa Rosa. Catalhy Dias, moradora do Coque há 24 anos, expressou sua alegria por ter participado do curso. “Em nome dos moradores do Coque, eu agradeço muito ao programa Mais Vida, por ter trazido esse curso pra gente da comunidade. Foi um momento muito importante para os moradores e a gente aprendeu muito”, disse ela orgulhosa.
O ator Adriano Cabral, responsável pela coordenação do evento, elogiou o programa Mais Vida no Coque, descrevendo-o como “essencial e revolucionário”, destacando o papel fundamental da iniciativa em elevar a autoestima dos moradores e envolver toda a comunidade na construção dos tijolos ecológicos e na fabricação dos mobiliários urbanos.
A dinâmica do programa consistiu em disponibilizar uma caçamba na esquina da Rua do Ibiporã com a Rua Barelândia para o descarte de resíduos de construção civil. Esses materiais foram coletados e encaminhados à Ciclo Ambiental, onde foram triturados e, posteriormente, reutilizados na produção de tijolos ecológicos, em parceria com a doação de 3 mil kg de cimento pela Cimento Forte. Agora, os resíduos que antes eram descartados pela comunidade se transformam em mobiliário urbano, atendendo às necessidades e sugestões dos moradores através de escutas e oficinas de cocriação.