Candidata ao governo de Pernambuco pelo PSDB, Raquel Lyra, 43, não conseguiu festejar sua ida ao segundo turno, uma surpresa após uma intensa disputa pela vaga. Horas antes do início da votação, em 2 de outubro, a tucana perdeu o marido, o empresário Fernando Lucena, 44, vítima de um infarto fulminante.
“Desde domingo, me questiono: Por que agora? Como seguir? Fico pensando como você me veria nesse momento, e só tem uma resposta. Você diria: ‘Fica tranquila, vai em frente, vai dar certo'”, disse Raquel, no último sábado (8), durante a missa de sétimo dia do seu marido.
Visivelmente abalada, acompanhada pela família, a candidata falou publicamente pela primeira vez desde o episódio. Ela leu uma carta que escreveu para o marido e lembrou do companheirismo dele ao longo de quase 30 anos juntos. “Tive a sorte de encontrar o amor da minha vida aos 14 anos.”
Pessoas próximas à candidata reforçam que ela tem sido “forte” e “decidida” apesar do luto. Falas que reforçam a imagem defendida na campanha em geral, na qual ela é apresentada como ex-delegada da Polícia Federal, responsável por diminuir o índice de violência em Caruaru.
Na última terça-feira (11), a pesquisa do Ipec mostrou que Raquel Lyra virou e tem 50% das intenções de votos totais no segundo turno, enquanto Marília Arraes está com 42%. Pela primeira vez, desde o início do processo eleitoral de 2022, a tucana aparece na liderança das intenções de voto no estado.
Raquel Lyra poderia ter perdido o marido a qualquer tempo, porém, infelizmente, como um chamado divino, justamente na abertura das urnas o destino dela foi traçado. Desde quando começou o movimento “Levanta Pernambuco”, Raquel não mudou seu jeito, seu discurso e seu pulso firme. Poderá ser a primeira governadora de Pernambuco a vencer as eleições para governar sem “acordos” escusos de toma lá da cá. Pelo currículo da candidata, da pra perceber que no quesito preparo, ela está disparada na frente. Delegada da Polícia Federal , Procuradora Geral, Advogada, Deputada e Secretária de estado, Prefeita por duas vezes da simbólica cidade de Caruaru, a “Pernambucana Massa” tem tudo para ganhar as eleições no próximo dia 30 de outubro.
O eleitor pernambucano sendo ele de Lula ou de Bolsonaro parece ter visto em Raquel um porto seguro. Em todos os debates televisivos, a tucana se manteve serena, não quebrou protocolos, não atacou ninguém, focou apenas em mostrar para o eleitor sua trajetória. Ficha limpa, por muitas vezes atacada por seus adversários, não retrucou. Manteve a cabeça tranquila enquanto outros candidatos tentavam confundir o telespectador com “FAKENEWS”.
Raquel é predestinada até na escolha de sua vice. Em Pernambuco, a deputada Priscila Krause foi responsável pelas maiores denúncias feitas a um governo estadual. Altamente combativa, Priscila deixou seu mandato de lado para construir junto com Raquel uma parceria que tem tudo para entrar para a história. Ambas com a ficha limpa poderão devolver a Pernambuco os bons ventos da prosperidade.
Você precisa fazer login para comentar.