Crédito, Getty Images

  • Author, Tom Espiner e Noor Nanji
  • Role, Repórteres de negócios da BBC News

A CEO do Twitter, Linda Yaccarino, revelou o novo logo da plataforma de rede social — um X branco sobre um fundo preto — que vai substituir o icônico pássaro azul.

Em um tuíte na manhã desta segunda-feira (24/07), Yaccarino anunciou: “O X está aqui!”

Musk mudou sua foto de perfil, colocando a imagem do novo logo, e adicionou “X.com” à sua bio no Twitter.

O empresário quer criar um “superaplicativo” chamado “X” — um novo tipo de plataforma de rede social que ele vem falando em criar há meses.

No domingo (23/7), o bilionário havia afirmado, pela plataforma, que queria mudar o símbolo do Twitter. “Em breve, daremos adeus à marca Twitter e, gradualmente, a todos os pássaros”, tuitou.

Depois, ele compartilhou uma foto da nova marca “X” projetada na lateral da sede do Twitter em San Francisco, nos EUA.

Musk, que mudou o nome da empresa para X Corp, disse que a troca “deveria ter sido feita há muito tempo”.

Ele postou uma imagem de um “X” cintilante no Twitter e, mais tarde, em um chat de áudio no Twitter Spaces, respondeu “sim” quando perguntado se o logo do Twitter mudaria.

Yaccarino escreveu na plataforma que a reformulação da marca era uma nova oportunidade empolgante.

“O Twitter causou uma grande impressão e mudou a forma como nos comunicamos”, ela tuitou.

“Agora, o X vai mais longe, transformando a praça da cidade global.”

O pássaro azul se chama Larry, o que o cofundador do Twitter, Biz Stone, disse, em 2011, ser uma homenagem ao astro do basquete e lenda do Boston Celtics, Larry Bird.

Os superaplicativos

Para algumas pessoas na Ásia, superaplicativo, incluindo o PayTM da Índia e o GoJek da Indonésia, têm sido uma parte vital da vida cotidiana nos últimos anos, com seus sistemas de pagamento digital.

Os aplicativos permitem que os usuários paguem por serviços por meio de um sistema financeiro.

O WeChat é uma plataforma de troca de mensagens e rede social que evoluiu para um dos maiores aplicativos da região em termos de variedade de serviços e número de usuários.

No ano passado, estima-se que havia 1,29 bilhão de usuários só na China.

O site do Twitter diz que seu logotipo, um pássaro azul, é “nosso ativo mais reconhecido”. “É por isso que o protegemos tanto”, acrescenta.

A empresa substituiu temporariamente o logo em abril pelo cachorro da raça Shiba Inu, da Dogecoin, ajudando a aumentar o valor de mercado da criptomoeda, que faz referência a um popular meme do cachorro japonês.

Mais tarde, Musk foi acusado de insider trading por um grupo de investidores da Dogecoin, que alegou que ele havia lucrado ao aumentar o valor da criptomoeda.

No início deste mês, a empresa foi criticada por usuários e profissionais de marketing quando Musk anunciou que haveria um limite no número de tuítes que vários tipos de contas podem ler por dia.

Os limites diários contribuíram para o crescimento da plataforma concorrente Threads, de propriedade da Meta, que teve mais de 100 milhões de contas cadastradas em cinco dias de lançamento.

A polêmica mais recente envolvendo o Twitter foi uma ação judicial aberta na última terça-feira, alegando que a empresa deve pelo menos US$ 500 milhões em indenizações a ex-funcionários.