pioneirismo:-recife-cria-primeira-moeda-digital-social-entre-as-capitais-do-brasil

Pioneirismo: Recife cria primeira moeda digital social entre as capitais do Brasil

Vivenciar a cidade agora pode gerar pontos dentro do aplicativo Conecta Recife. Ao cumprir os desafios lançados, o usuário do sistema acumula Moedas Capiba e, dentro do próprio app, poderá trocar o montante virtual por produtos, como créditos do VEM, cupom da 99 e do BikePE e vale compras de empresas parceiras. O primeiro desafio é em parceria com a Secretaria de Esportes (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)

Os recifenses agora contam com uma moeda digital própria dentro do aplicativo Conecta Recife. A novidade é nacional: a capital pernambucana é a primeira do Brasil a ter uma moeda digital criada especificamente para estimular a convivência entre as pessoas e com a cidade de maneira saudável e sustentável. Para participar é simples: basta cumprir os desafios lançados no app e, automaticamente, Moedas Capiba são acumuladas dentro da carteira digital. Depois é só trocar por prêmios que ficam dentro da “feirinha”, também disponível no próprio aplicativo. O primeiro desafio é uma parceria da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, que desenvolveu a nova funcionalidade dentro do Conecta, com a Secretaria de Esportes. O lançamento da Moeda Capiba aconteceu na manhã desta terça-feira (02/04) e contou com a presença do prefeito João Campos e das empresas parceiras da ação.

“Estamos falando de uma estrada de mudança na cultura do Recife, que não vai acontecer do dia pra noite, mas o primeiro passo está sendo dado hoje com esse sonho antigo. Desde o começo da gestão nós falávamos sobre criar um programa de gamificação para estimular bons hábitos dos cidadãos através de algoritmos saudáveis, e a construção de uma vida saudável vai desde garantir a vacinação do seu filho, até fazer atividade física. Precisamos ter um cuidado preventivo com a cidade e estamos fazendo isso de forma robusta, com uma plataforma integrada e uma grande equipe trabalhando de forma conjunta para garantir o sucesso dessa empreitada. Somos a primeira cidade brasileira a criar uma moeda social como a Capiba e acreditamos que em alguns anos vocês vão ver algumas cidade do Brasil falando sobre o que estamos fazendo aqui, porque estamos construindo um novo futuro através do poder público”, ressaltou o prefeito.

Para trocar as Moedas Capiba por brindes, é preciso participar das atividades que são lançadas dentro do próprio app. Nesse pontapé inicial, estão as Academias Recife e o Cross Recife. Ao agendar e confirmar a presença nas aulas pelo aplicativo Conecta Recife, Moedas Capiba são acumuladas automaticamente. Outras formas de ganhar moedas incluem responder a um Quiz (jogo de perguntas e respostas) e compartilhar os desafios com outros contatos. Durante o evento de lançamento, o público presente participou de uma votação para decidir os novos pilares da cidade que serão gamificados no Conecta Recife. Os vencedores, por empate, foram o Cashback de Notas Fiscais e a Vacina Infantil em Dia. O Deputado Federal Pedro Campos também estava presente e declarou que vai destinar R$ 1 milhão em emendas para o fomento de projetos da Secretaria de Esportes do Recife.

“A Moeda Capiba chega para mudar a rotina da população recifense. A tecnologia entra em cena para estimular as pessoas a criarem e fortalecerem ações mais saudáveis e sustentáveis e o início disso tudo será com as Academias Recife e Cross Recife. A turma que já treina nesses espaços vai ser a primeira a viver essa experiência: ganhar as moedas Capiba e trocar por prêmios que são doados por nossos parceiros. A gente vai instigando aos poucos as pessoas a participarem de alguns desafios que vão sendo lançados lá dentro do Conecta Recife e com isso mobilizando todo mundo a ganhar moedas e trocar por prêmios”, pontua Rafael Figueiredo, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Para acessar a nova funcionalidade que passa a fazer parte do aplicativo Conecta Recife e começar a acumular as moedas é simples. Basta fazer login no Conecta Recife usando sua senha; na parte superior do aplicativo, há o símbolo do cifrão ($), é só clicar nele e o usuário do sistema encontrará todos os desafios lançados. Nesse mesmo espaço, é possível acompanhar o número de Moedas Capiba e conferir os produtos disponíveis para troca na “feirinha”, como créditos do VEM, cupons da 99 e do BikePE, e vale-compras de empresas parceiras.

“A gente tem buscado, nos últimos anos, levar a cultura da prática esportiva para o maior número de pessoas possível, e colocar a Capiba na rua traz muitas possibilidades para nós. Uma moeda social tem um impacto muito importante para recompensar os recifenses por boas práticas na nossa cidade. Tem o ganho econômico e o ganho em saúde. É um tipo de programa com potencial gigantesco para ser explorado”, comenta Rodrigo Coutinho, secretário de Esportes.

Um pouco mais sobre a Moeda Capiba – A iniciativa passa a compor as funcionalidades oferecidas dentro do aplicativo Conecta Recife, disponível gratuitamente para modelos de celulares Android e iOS. O objetivo é incentivar hábitos saudáveis e melhorar a relação entre as pessoas e o Recife.

Na prática, os cidadãos agora terão acesso a desafios de diferentes áreas, como esportes, saúde, meio-ambiente, cultura, por exemplo, desde que estejam relacionados com a prestação de serviços da Prefeitura do Recife. Concluída as etapas dos desafios, cada participante ganha as Capibas, que depois podem ser trocadas por prêmios e produtos como ingressos, cupons, vale compras e benefícios em diversas áreas, como alimentação, transporte, comunicação e lazer.

Além das Capibas, os usuários podem acumular selos e avançar de níveis em diferentes desafios. Mais à frente será possível participar de desafios coletivos, deixando ainda mais divertida e desafiadora o acúmulo de moedas para ganhar os prêmios.

About Redação

Veja também

sport-vira-parceiro-da-prefeitura-na-moeda-social-capiba

Sport vira parceiro da Prefeitura na moeda social Capiba

Time bicampeão pernambucano visitou a PCR e repassou camisas e ingressos para serem trocadas pela moeda social digital através …