A Pfizer vai oferecer aos países de renda baixa e média a oportunidade de comprar até seis milhões de tratamentos contra a covid-19, alguns a preço de custo, por meio do Fundo Global – anunciou o grupo nesta quinta-feira (22).
O laboratório chegou a um acordo similar com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em abril, por quatro milhões de doses.
No novo convênio, os tratamentos estarão disponíveis para 132 países a partir do fim do ano, em função das autorizações sanitárias e da demanda, informou a Pfizer em um comunicado.
Comercializado sob o nome de Paxlovid, o produto será oferecido aos países mais pobres a preço de custo, e aos países de renda mais alta, a preços diferenciados.
O grupo farmacêutico também fechou acordos de licenciamento que permitem que 38 laboratórios fabriquem uma versão genérica e mais barata desses medicamentos para 95 países.
Impulsionados pelas vendas de sua vacina anticovid e do Paxlovid, os lucros da Pfizer aumentaram recentemente e devem atingir US$ 54 bilhões este ano. A empresa voltou a registrar um lucro líquido de quase US$ 10 bilhões no segundo trimestre.
O Fundo Global foi criado para combater o HIV, a tuberculose e a malária e, desde 2020, também está envolvido na luta contra a covid-19.
Veja também
Espaço Região Metropolitana do RecifeBuraco negro no centro da galáxia gerou bolha de gás, revela estudo
Mãe e filha, de 11 anos, são estupradas após homem armado invadir residência em Camaragibe
Fonte: Folha PE