O técnico da seleção brasileira, Tite, convocou nesta segunda-feira (7) os 26 atletas que vão buscar o hexacampeonato na Copa do Mundo do Catar, e mais uma vez Pernambuco não terá um representante.
É a segunda copa seguida sem um representante do estado. O Mundial sediado na Rússia em 2018 foi o primeiro com a ausência após sete edições seguidas contando com ao menos um atleta de origem pernambucana, sendo eles Hernandes (2014), Josué (2010), Juninho Pernambucano (2006), Rivaldo (1998 e 2002) e Ricardo Rocha (1990 e 1994).
Antes disso, Manga (1966), Rildo (1966), Zequinha (1962), Vavá (1962 e 1958) e Ademir Menezes (1950) também vestiram a camisa verde e amarela em copas. Rivaldo, Ricardo Rocha e Zequinha chegaram, inclusive, a se consagrar campeões do mundo, enquanto Vavá carrega o título de único pernambucano bicampeão.
Todos estes, a propósito, jogavam por times do estado no momento de suas convocações.
O atual elenco da seleção brasileira conta com dois nomes nordestinos: os baianos Daniel Alves, de Juazeiro, e Bremer, de Itapitanga. Da região Norte, apenas o goleiro Weverton, da capital acreana de Rio Branco, entrou na lista.
O goleiro Alisson, de Novo Hamburgo (RS), o lateral Alex Telles, de Caxias do Sul (RS) e o atacante Raphinha, de Porto Alegre (RS) marcaram presença da região Sul, enquanto nenhum jogador do Centro-Oeste foi convocado.
A região Sudeste é berço de 20 entre os 26 nomes que vão ao Catar. Apenas o estado de São Paulo conta com 12 jogadores na lista final do técnico Tite. Cinco jogadores vieram do Rio de Janeiro, dois vieram de Minas Gerais, e apenas o atacante Richarlison nasceu no Espírito Santo.
Veja também
Futebol FutebolBrasil terá 16 estreantes em Copas do Mundo; confira as novidades
Tite explica escolha por Daniel Alves e minimiza críticas sobre convocação do lateral
Fonte: Folha PE