pernambuco-deixa-de-exigir-uso-de-mascaras-em-locais-fechados-nesta-quarta

Pernambuco deixa de exigir uso de máscaras em locais fechados nesta quarta

Decreto que retira obrigatoriedade entrou em vigor nesta quarta (20). Há locais em que ainda é necessário utilizar a proteção.

Uso de máscara em locais fechados deixa de ser obrigatório em Pernambuco

O governo de Pernambuco publicou no Diário Oficial desta quarta-feira (20) o decreto que retira a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados. A medida, assinada pelo governador Paulo Câmara (PSB), entra em vigor a partir da publicação, e é válida para todo o estado, inclusive para o arquipélago de Fernando de Noronha (veja vídeo acima).

O decreto nº 52.630 determina que, apesar da liberação, há exceções em que a população precisa seguir utilizando a proteção:

  • Espaços abertos ou fechados destinados à prestação de serviços de saúde, inclusive farmácias;
  • Espaços fechados em escolas do ensino infantil, a partir dos 3 anos, e dos ensinos fundamental e médio;
  • Interior de veículos de transporte coletivo de passageiros.

O decreto também traz mudanças no Plano de Convivência com a Covid-19, incluindo o fato de que não será mais necessário apresentar passaporte vacinal para eventos em lugares abertos, bem como em bares e restaurantes que não forem em ambientes fechados.

O decreto também afirma que os prestadores de serviço que vão atuar nos locais em que a máscara deixa de ser obrigatória precisam comprovar vacinação completa contra a Covid-19.

O uso de máscaras era obrigatório em todo o estado desde 16 de maio de 2020. A medida, inicialmente, era somente para funcionários de serviços essenciais e passou a valer para toda a população de Pernambuco.

No dia 29 de março deste ano, o governo desobrigou o uso de máscaras em lugares abertos. Na terça-feira (19), após 703 dias desde o início da obrigatoriedade do equipamento de proteção, foi anunciada a flexibilização também para os ambientes fechados.

A Universidade de Pernambuco (UPE), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) disseram que vão manter a obrigatoriedade da máscara em ambientes internos, apesar do decreto do governo.

“Informamos que permanece obrigatório o uso correto da máscara por docentes, discentes, técnico-administrativos e prestadores de serviços, além de visitantes, nos ambientes fechados ou abertos”, afirmou a UFPE, por meio de nota.

Também em nota, a Arquidiocese de Olinda e Recife informou que pessoas sem máscaras não serão impedidas de entrar nas igrejas. Entretanto, a Igreja Católica “julga prudente a continuidade do uso, ao que orienta os fiéis a manterem a proteção, com máscaras e álcool, durante as celebrações”.

VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

About Redação

Veja também

Gestão do povo e para o povo, defende Andréa Medeiros, primeira-dama do Jaboatão

Saúde, Educação, Assistência Social e Cidadania: essas são as áreas que serão fortalecidas no Jaboatão …