Perfis Falsos invadem área de “comentários” de Blogs de Pernambuco que publiquem notícias positivas e relevantes em Jaboatão

Por Luiz Gonzaga Jr – Hoje Pernambuco

A novidade agora é a utilização de sites e plataformas que o usuário “compra” os comentários para determinadas postagens nas redes sociais. A prática é considerada por muitos uma “enganação” para ser feita e influenciar perfis reais de que determinado assunto tem ou não relevância negativa ou positiva.

Trazendo para Jaboatão, a novidade agora no início do ano eleitoral é o uso desses sistemas para comentar em postagens que não agradem ou sejam a favor de determinado “pré-candidato”. Usando como exemplo os blog da cidade do Jaboatão, uma enxurrada de comentários em matérias de conteúdo positivo que falam dos eventos da cidade aprovados pela população é nítida. Perfis com fotos “esdrúxulas” de modelos , com nomes dos perfis rodeado de números e sem vínculo com nenhuma pessoa da cidade tem aparecido bastante nas últimas semanas.

Esses “serviços” são contratados em sites e plataformas online e muito fácil de usar. O usuário escolhe o pacote 📦, como por exemplo, um pacote de 200 comentários por apenas 35,00 reais e o contratante escolhe as frases que serão “escritas” por esses perfis falsos na postagem escolhida. O sistema encaminha os perfis falsos para a postagem e de maneira aleatória com as 10 frases escolhidas os perfis vão comentando.

Em postagens sobre os eventos de fim de ano em Jaboatão foi comum ver o ataque dos perfis falsos tentando denegrir as ações do atual gestor da cidade Mano Medeiros.

Aproveitando a nova resolução do TSE sobre a prática de FakeNews e desinformação, procuramos a delegacia de crimes cibernéticos para procurar saber de onde partem essas contratações. As contrações são feitas com uso de cartão de crédito ou pix, através sempre de um computador ou celular conectando à internet deixando um rastro fácil de localidade de onde partem esses pagamentos.

Levamos alguns prints , comentários e uma prévia investigação que deixa muito fácil a identificação desses perfis falsos. A internet para muitos é uma terra sem lei, mais para os amadores que deixam seus rastros a bronca pode ser grande ! Resta saber se após identificar os “culpados” se for comprovado que eles fazem parte de campanhas eleitorais, o candidato(a) vai ser punido com aquele que é o maior medo entre eles , o medo da inelegibilidade.

Em tempo – As festividades de final de ano aprovadas pela população fez alguém gastar alguns reais com compra de comentários falsos. Que aflição em ?



About Redação

Veja também

Henrique Metalúrgico Recebe Pré-Candidato Elias Gomes em Encontro Político no Jaboatão

Por Luiz Gonzaga Jr – Hoje Pernambuco O pré-candidato a prefeito do Jaboatão, Elias Gomes, …