Sete pessoas morreram e 39 ficaram feridas em acidentes de trânsito nas BRs em Pernambuco entre 30 de dezembro e a meia-noite desse domingo (1º). Os trágicos números integram o balanço da Operação Ano Novo realizada pela Polícia Rodoviária Federal, divulgado nesta segunda-feira (2).
As sete mortes ocorreram no sábado (31), véspera de Ano-novo. Nesse dia, houve ao todo oito acidentes, envolvendo 14 veículos e deixando ainda quatro feridos.
Em termos de número de acidentes, a maior parte aconteceu na sexta-feira (30), quando houve 17, envolvendo 28 veículos e deixando 22 feridos.
Já nesse dia 1º, foram 11 acidentes e 13 feridos – 12 veículos estavam envolvidos.
A PRF anunciou que, fiscalizou mais de 2,2 mil veículos e 3,2 mil pessoas e realizou quase 970 autuações.
Da sexta à meia-noite desse domingo, a PRF informou que aplicou 1,6 mil testes do etilômetro e identificou 26 motoristas com a possibilidade de terem consumido bebida alcoólica. Desses, 22 se recusaram a fazer o teste. Uma pessoa foi detida após passar pelo teste do bafômetro.
A operação registrou também a atuação de 134 condutores por manobras arriscadas, 21 motociclistas sem capacete, 73 pessoas que viajavam sem o cinto de segurança e outros 23 motoristas que foram flagrados transportando crianças sem o devido dispositivo de segurança, como a cadeirinha. A PRF totalizou 89 veículos recolhidos.
Ainda segundo a PRF, assim como a Operação Natal, a Operação Ano Novo, buscou conscientizar os condutores sobre o respeito às leis de trânsito. Assim, cerca de 1,5 mil pessoas ouviram dos policiais dicas e orientações para um trânsito mais seguro.
Os policiais também prestaram auxílio a 42 motoristas que tiveram problemas mecânicos ou se envolveram em acidentes durante suas viagens. As equipes retiraram das rodovias 12 animais de grande porte que estavam soltos.
Veja também
Desinformação MéxicoVideogames de guerra alimentam onda de desinformação
Mulher presidirá Suprema Corte do México pela primeira vez