PCR leva ações de prevenção das arboviroses para bairros de San Martin e Iputinga neste fim de semana

pcr-leva-acoes-de-prevencao-das-arboviroses-para-bairros-de-san-martin-e-iputinga-neste-fim-de-semana

Além do controle do mosquito, Vigilância Ambiental também ofertará vacinação antirrábica animal nos bairros de São José, Peixinhos e Cajueiro (Foto: Daniel Tavares/PCR)

A Prefeitura do Recife continua atuando fortemente na prevenção das arboviroses e, neste fim de semana, promove mais um mutirão de controle do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. No sábado (16) e domingo (17), das 8h às 13h, 38 agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) farão a inspeção de dois mil imóveis e pontos estratégicos nos bairros de San Martin e Iputinga, na Zona Oeste da cidade. Além disso, profissionais da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde do município também realizarão vacinação antirrábica animal nos bairros de São José, Peixinhos e Cajueiro.

Nos dois dias, os asaces visitarão 500 imóveis em San Martin e outros 500 na Iputinga. Neste último, os profissionais da Vigilância Ambiental contarão com a parceria de promotores da campanha ‘Bora Se Cuidar’, que acompanharão os agentes de combate às endemias para fazer abordagens educativas com a população sobre como prevenir as arboviroses mais comuns, como dengue, chikungunya e zika, e também outras doenças.

Além disso, também será feita a eliminação mecânica dos focos e aplicação de larvicida biológico nos depósitos de água. É importante lembrar que os moradores da cidade devem sempre aumentar os cuidados em casa, já que 80% dos focos dos mosquitos são encontrados dentro das residências.

Os asaces ainda visitarão 16 locais classificados como Pontos Estratégicos, a exemplo de borracharias e ferros-velhos, que são imóveis com grande potencial de conter criadouros de mosquito dentro da comunidade. Eles ainda farão a verificação em três cemitérios do Barro, da Várzea e no Parque das Flores, em Tejipió. Nesses locais, eles farão eliminação de depósitos que acumulam água, aspirações de alados (mosquitos adultos) e também tratamento químico com inseticida.

As áreas escolhidas para as ações apresentam um maior índice de infestação do mosquito e risco de adoecimento da população, de acordo com indicadores entomológicos e epidemiológicos.

VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA – No sábado (16), das 8h às 13h, a Secretaria de Saúde do Recife montará dois pontos de vacinação antirrábica animal para que a população possa levar cães e gatos para serem vacinados contra a raiva. Um será no Conjunto Habitacional Triângulo do Fernandinho e outro no Conjunto Habitacional Travessa do Gusmão, ambos no bairro de São José. Já no domingo (17), no mesmo horário, o serviço será levado para o Residencial Saramandaia, em Peixinhos, e para o Polo Jovem Cap da Academia da Cidade, em Cajueiro.

SERVIÇO:

MUTIRÃO DE PREVENÇÃO DE ARBOVIROSES

Sábado (16) e Domingo (17), das 8h às 13h:

Bairros de San Martin e Iputinga.

VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA ANIMAL

Sábado (16), das 8h às 13h:

– Conjunto Habitacional Triângulo do Fernandinho – Rua Regência, 13, São José;

– Conjunto Habitacional Travessa do Gusmão – Travessa do Gusmão, S/N, São José;

Domingo (17), das 8h às 13h:

– Residencial Saramandaia – Avenida Prof. José dos Anjos, S/N, Peixinhos;

– Polo Jovem Cap da Academia da Cidade – Avenida Coronel Urbano de Senna, S/N, Cajueiro.