03/08/2022 – A Escola Superior do Ministério Público de Pernambuco (ESMP-PE) e o Centro de Apoio Operacional em Defesa da Educação (CAO Educação) promoverão o “Seminário: Diálogos sobre a inclusão social e escolar da pessoa com deficiência: a importância da intersetorialidade das políticas públicas”, em 22 de agosto próximo, das 9h às 17h30, no auditório Capiba, da Uninassau, Rua Joaquim Nabuco, 778, Graças (Bloco C – Capunga). Também haverá transmissão do evento pelo canal do YouTube da ESMP.
O objetivo é propiciar momentos de aprendizagem e reflexão acerca da imprescindibilidade de políticas públicas inclusivas, pautadas em processos que viabilizem a equidade, a humanização e o respeito à diversidade.
Serão 300 vagas para membros e servidores do MPPE, professores da educação básica e profissionais de saúde envolvidos na melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência e sociedade civil.
As inscrições serão realizadas até o dia 19 de agosto, por meio do preenchimento do formulário de inscrição disponível no link: https://bit.ly/3uFhLtG
Com carga horária de 6,5h/a, o evento emitirá certificados para os participantes com 100% de frequência.
Programação:
9h – Abertura da manhã
9h30 – O papel institucional do Ministério Público como indutor da educação inclusiva no Brasil
Palestrante: Sandra Lucia Garcia Massud – promotora de Justiça do Ministério Público de São Paulo (MPSP) e autora do livro O Transtorno do Espectro do Autismo e o Direito à Educação Inclusiva.
10h15 – O Direito à Tríade da Inclusão Escolar
Palestrante: Tatiana Takeda – Professora Universitária; Membro de Comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência – OAB Nacional, OAB/GO e IBDFAM/GO, mestre em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento, além de autora, co-autora e colaboradora de livros, ebooks e cartilhas sobre inclusão e mãe atípica.
11h – Debate
Mediador: Sérgio Gadelha Souto – promotor de Justiça e coordenador do CAO Educação do MPPE.
12h – Intervalo
14h – Abertura da tarde
14h30 – A importância da intersetorialidade das políticas de saúde, educação e assistência social para favorecer o processo inclusivo da pessoa com deficiência na sociedade
Palestrante: Rafaella Asfora – mestre e doutora em Psicologia Cognitiva pela UFPE, professora associada do Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais (DPOE) do Centro de Educação da UFPE; professora e pesquisadora da área de inclusão educacional com o foco no transtorno do espectro do autismo.
15h15 – O capacitismo como principal barreira para inclusão escolar da pessoa com deficiência
Palestrante: Eña Rezende – médico, autista e co-idealizador do projeto Autismo na Escola, que já foi implantado nas 700 escolas da Rede Pública Estadual de Mato Grosso e autor da cartilha Autismo Sonho de Menino.
16h – O isolamento da mãe atípica e a necessidade de uma rede de apoio
Palestrante: Frínea Andrade – psicóloga, escritora, mãe atípica e diretora do Instituto Integrart.
Mediadora: Eleonora Marise Silva Rodrigues – promotora de Justiça do MPPE.
16h45 – Debate
17h30 – Encerramento