patrimonio-publico:-mppe-recomenda-ao-ipa-que-realize-licitacao-para-contratar-servicos-de-contabilidade

Patrimônio público: MPPE recomenda ao IPA que realize licitação para contratar serviços de Contabilidade

21/10/2022 – O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) realizou, nesta quinta-feira (20), no auditório da OAB, o Seminário Gestão de Resíduos: Estratégias de atuação interinstitucional. O evento, que é uma iniciativa do MPPE e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), começou às 9h e seguiu até as 17h.

A proposta do Seminário é aprofundar as discussões, no âmbito do Ministério Público brasileiro, em torno de temas como coleta seletiva, logística reversa, plano de resíduos sólidos, catadores, encerramento de lixões, gestão e regulação na área de resíduos.

O procurador-geral de Justiça, Paulo Augusto de Freitas Oliveira, que compôs a mesa de abertura, falou sobre a importância do evento. “Estamos recebendo promotores e membros dos Ministérios Públicos de todo o país que têm as suas experiências desenvolvidas nos seus estados. É uma oportunidade de troca de experiências e de compartilhar com todos eles as ações do nosso MP, como o projeto Pernambuco Verde: Lixão Zero que está concorrendo ao Prêmio CNMP deste ano”, destacou o PGJ.

Logo no início do Seminário, foi realizada a assinatura do Acordo de Intenções por meio do qual os MPs dos demais estados brasileiros se comprometem a adotar medidas que busquem a implantação de medidas para o fechamento de lixões nas demais unidades federativas do país. Aderiram à iniciativa os Ministérios Públicos de Pernambuco, Distrito Federal, Rio Grande do Norte, Pará, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Piauí, Goiás, Tocantins, Sergipe e Maranhão.

Também do período da manhã, o público, que acompanhou o Seminário tanto de forma presencial quanto virtual, pôde conhecer o projeto Pernambuco Verde: Lixão Zero, gerenciado pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAO Meio Ambiente) com apoio da Assessoria Criminal da Procuradoria Geral de Justiça. A iniciativa reúne um conjunto de ações para encerrar as atividades dos lixões existentes no Estado, em cumprimento à Lei Federal nº 12.305/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos). O projeto é um dos três finalistas do Prêmio CNMP.

“Estamos aqui para divulgar práticas exitosas para a destinação adequada dos resíduos sólidos em todo o Brasil. É uma honra para nós sediar esse seminário, pois contamos com a presença de muitas pessoas de vários estados que vão contribuir com as suas experiências para melhor lidarmos com importantes questões, como o encerramento dos lixões, por exemplo”, comentou a coordenadora do CAO Meio Ambiente, Christiane Roberta Santos.

Durante a manhã, foram debatidos ainda os temas “Planos de resíduos sólidos”, “Estabelecimento e melhoria da coleta seletiva com a separação de resíduos secos e orgânicos de forma segregada dos rejeitos”, “Inclusão socioprodutiva das cooperativas de catadores”, “Regulação do saneamento básico: resíduos sólidos”, “Encerramento dos lixões”, “Mecanismos de acompanhamento da implementação da logística reversa pelo Ministério Público”, “Consórcio e regionalização da gestão de resíduos” e “A função social dos contratos de limpeza pública: uma proposta de atuação do Ministério Público”. A programação seguiu durante o período da tarde.

O conselheiro e presidente da Comissão de Meio Ambiente do CNMP, Rinaldo Reis Lima, explicou o porquê da escolha de Pernambuco para sediar o Seminário. “Pernambuco tem um trabalho excelente na questão do tratamento dos resíduos sólidos. A atuação do Ministério Público de Pernambuco se apresenta como um modelo para todo o Brasil. Portanto, fazer o evento aqui é um reconhecimento de algo que deve ser replicado por todos os MPs do Brasil”, afirmou.


 

About Redação

Veja também

Microcamp é o grande campeão da Copa Enoque Ferreira aconteceu neste domingo em Moreno

O time Microcamp foi o grande campeão da segunda edição da Copa Enoque Ferreira na …