O ex-piloto francês de Fórmula 1 Patrick Tambay morreu aos 73 anos após sofrer de uma longa doença, disseram fontes familiares à AFP neste domingo (4).
Patrick Tambay venceu dois Grandes Prêmios, um em 1982 e outro em 1983 ao volante de uma Ferrari. Ao longo de sua carreira, também competiu pelas equipes McLaren e Renault. Seu recorde também inclui dois campeonatos norte-americanos da CanAm (1977 e 1980). Ele tinha a doença de Parkinson.
Nascido em Paris em 25 de junho de 1949, Patrick Tambay estreou na F1 em 1977 com a equipe Theodore, antes de ingressar na McLaren em 1978 e na Ferrari em 1982.
Promovido na equipe italiana após a morte do canadense Gilles Villeneuve, juntou-se ao compatriota Didier Pironi, que também sofreria outro grave acidente algumas semanas depois, durante a classificação para o Grande Prêmio da Alemanha.
Naquele Grande Prêmio, Tambay conquistou a vitória, colocando uma Scuderia encalhada de volta à pista. Nessa temporada terminou em 7º no campeonato mundial.
Voltou a vencer um Grande Prêmio um ano depois em Imola, terminando em 4º no campeonato, mas deixando a Ferrari no final da temporada para ingressar na Renault, equipe na qual não conquistou a vitória, mas conquistou a pole position.
Durante suas duas temporadas com a equipe francesa, não foi além de um discreto 11º lugar no campeonato em 1984 e 12º em 1985.
Considerado um “piloto cavalheiresco”, Tambay participou quatro vezes das 24 horas de Le Mans, sendo sua melhor participação um 4º lugar com a Jaguar em 1989. Participou também do rali Paris-Dakar, obtendo duas vezes o terceiro lugar (1988 e 1989) .
Veja também
Seleção Brasileira Copa do MundoTite confirma escalação de Neymar nas oitavas caso treine neste domingo (4)
Brasil se anima com volta de Neymar para duelo decisivo nas oitavas contra Coreia do Sul
Fonte: Folha PE